Resíduos de algodão para gado

Você costuma utilizar algodão na sua propriedade? É uma opção de alimento para o período da seca e pode ser oferecido em diversos formatos, entre eles, o resíduo. Será esse tipo de consumo é adequado quando se trata de algodão para gado?

 

 

O resíduo de algodão é utilizado com foco na economia nas propriedades rurais. Esse resíduo é um subproduto, resultado da extração do óleo e composto por línter e casca do caroço do algodão.

A vantagem em oferecê-lo aos bovinos é a alta concentração de energia pela composição de elementos como elulose, hemicelulose e lignina.

Com a dificuldade de se encontrar pasto, o resíduo de algodão para gado é utilizado na seca não só na pecuária de corte, mas na leite também. Reconhecemos que esse período é realmente desafiador para manter a engorda e produtividade dos bovinos. E buscar alternativas mais baratas faz parte do agronegócio.

 

Resíduos de algodão para gado: como é o consumo 

 

Por ser fonte de fibra, é importante manter alguns cuidados. Pode ser fornecida pura ou como ingrediente de rações. Entre as opções de complemento estão capim, que pode ser oferecido em forma de silagem e também feno.

 

algodão para gado 1024x727 - Resíduos de algodão para gado
O resíduo do algodão para gado é uma alternativa econômica para alimentação. – Foto: Pixabay.

A água é elemento fundamental para evitar problemas intestinais e deve ter a mesma qualidade adequada para o consumo humano. O bebedouro precisa ser limpo com frequência e a temperatura sempre de acordo com a região. Caso não tenha ideia como proceder, confira a dica: Qual a temperatura ideal da água para os bovinos?. 

Outro subproduto do algodão muito usado na pecuária é o caroço. A Boi Saúde orienta sobre os benefícios e o uso na dica: É adequado servir caroço de algodão no confinamento?.

Não esqueça do sal mineral e da virginiamicina para complementar a nutrição, evitar a perda de peso e também problemas digestivos como a acidose ruminal. No período da seca é questão prioritária para chegar na entressafra com condições suficientes para atender a demanda de mercado.

 

Referência:

CARDOSO, Esther Guimarães. Utilização de subprodutos do algodoeiro na alimentação animal. Infoteca. Embrapa

MESSANA, Juliana Duarte et al. Valor nutritivo do resíduo do processamento do caroço de algodão suplementado com levedura e avaliado em bovinos. R. Bras. Zootec. [online]. 2009, vol.38, n.10 [cited  2020-03-24], pp.2031-2037. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982009001000025&lng=en&nrm=iso>. ISSN 1516-3598.

 
Virginiamicina - Resíduos de algodão para gadomobile Virginiamicina - Resíduos de algodão para gado
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*