Será que mesmo com pasto na época das águas, você precisa oferecer ração para o gado? Existem algumas situações em que o fornecimento de alimentação extra no cocho é necessária. Se você sente que precisa impulsionar a sua produtividade, pode ser que esse algo a mais esteja faltando e complementar o consumo de pasto com nutrição e ração, pode ser a saída indicada para aumentar sua produtividade.
Pasto abundante, gado consumindo a forrageira. Mesmo com esse cenário, talvez você precise aumentar o desempenho para bater a meta e a ração entra como uma aliada no ganho de peso. Entenda abaixo quando e por quê alimentar o gado, além da forrageira.
Quando dar ração para o gado mesmo com pasto?
Vamos começar pela primeira fase do gado: a cria. Para que os bezerros comecem a ganhar peso, principalmente na época da desmama e após ela, introduzir alimentos que impulsionam o crescimento do animal e fazem com que o desenvolvimento do organismo continue da forma mais saudável, a ração é uma boa estratégia.
Mas a ração para bezerros não é a mesma para os animais das fases de recria, muito menos a de terminação. Tem que ser uma específica que atenda as necessidades que esses jovens animais precisam.
Entre os ingredientes, mais que grãos, você pode inserir já os aditivos que trarão não só melhora no crescimento. Agindo desde agora, farão com que a qualidade da produção seja alta, focando no rendimento de carcaça e índice de gordura. A virginiamicina é um exemplo que pode ser oferecido na ração para bezerros.
E mesmo que seus animais se mostrem saudáveis, vale a pena inserir a ração nessa fase de introdução. Para incentivar o consumo e fazer com que eles realmente usufruam uma que é própria para a fase, instale um creep-feeding na propriedade. Esse espaço com entrada exclusiva para animais de pequeno porte, evita a competição com bovinos adultos e garante o consumo com conforto.
Para oferecer a ração com ingredientes indicados para bezerros, aprenda como fazer uma passo a passo com uma receita grátis. Clique na imagem abaixo e receba a sua por e-mail sem pagar nada:
Ração para o gado nas fases de recria e engorda
Se você se está se perguntando sobre as fases de recria e terminação, vamos te explicar agora.
A recria é a fase mais extensa do gado ao durar entre 12 e 14 meses. E mesmo com o pasto, pode ser que você precise de uma força para, não só aumentar o peso, mas recuperar as arrobas que foram perdidas na seca.
O foco da recria é evitar a perda de peso na seca, já que obrigatoriamente, passa por esse período sem pasto, a ração torna-se um grande promotor de ganho de peso. Assim como os bezerros, a recria precisa de uma ração própria também.
E na terminação, aquela força para ganhar o peso para se chegar na meta acima dos 400 quilos, a ração tem um papel muito importante. E como o reforço dos grãos sempre acontece, é muito indicado que a virginiamicina entre como ingrediente com uma dupla função: atuar diretamente na engorda, ao atuar na absorção dos nutrientes de tudo o que é consumido e também proteger de doenças como timpanismo e acidose ruminal. Esses problemas impactam diretamente a produtividade e, em casos graves, podem levar o animal a óbito.
Orientações importantes sobre ração para o gado:
- No caso de pasto rapado, a ração é a saída para alimentar o rebanho;
- E muito mais que a ração, não esqueça que a suplementação é fundamental para complementar uma nutrição completa;
- O horário que você serve a ração influencia no consumo. Por isso, fique atento para oferecimento logo pela manhã ou ao fim do dia, por serem horários com menos calor. Entenda mais: Melhor horário para abastecer o cocho para ração de bovinos;
- A água tem peso de importância igual à ração. Bovino que não consome água na quantidade indicada, não tem o organismo atuando plenamente. Monitore sempre o consumo e organize a agenda para manter o bebedouro sempre limpo;
- Escolha sempre ingredientes de qualidade para preparar a ração para o seu rebanho;
- Organize sempre sua lida para que nunca falte alimentação e nutrição no cocho. A produção com antecedência sempre facilita a rotina e promove uma alta produtividade.
Foto da capa: Campo Fácil