Se você estava em busca de saber como funciona a terminação intensiva a pasto, saiba que você está no lugar certo. Na dica de hoje da Boi Saúde você vai saber como funciona e como realizar a terminação intensiva a pasto.
Por isso, acompanhe o conteúdo até o final!
Em período de seca, a terminação a pasto tem certo nível de dificuldade devido à falta de chuvas. Porém, existem alternativas para amenizar o problema que é um fator limitante na propriedade.
O confinamento a pasto é o conceito onde se oferece a mesma quantidade de ração para o gado confinado, mas em pastagem. Nesse processo, existe a vantagem da praticidade. É um método simples, com manejo diário. Dentro do pasto, com ração, é possível realizar a fase de terminação de forma eficiente.
Como iniciar o sistema de terminação intensiva a pasto
Veja o passo a passo a seguir:
- Ter uma área para confinamento adequada e com bom volume de pasto;
- Nesse espaço é preciso ter cocho com medidas de três animais por metro;
- O número de 120 a 150 animais por lote é adequado;
- Cocho, área bem definida e pasto: são os três elementos para uma boa terminação.
Mesmo em épocas de alta de preços dos grãos, a terminação a pasto tem um bom custo-benefício. Pode-se usar a métrica de 2% do peso vivo do animal por ração. Um animal de 500 quilos, consome 10 quilos de ração por dia, mais o pasto. Seria uma dieta de 85% de concentrado e 15% de volumoso.
Com os preços mais em alta, principalmente o milho, pode-se trabalhar a 1,5% do peso vivo, ou seja, um animal de 500 quilos, comendo oito quilos de ração por dia, por exemplo.
Consequentemente, quando se fornece menos ração, é necessário diminuir a taxa de lotação. Nesse sistema de terminação intensiva, o ideal é trabalhar de seis a 10 animais por hectare. Quando são fornecidos 10 quilos de ração por animal, pode-se ter até 10 animais por hectare. Já quando se fornece menos, o número ideal é entre cinco e seis animais por hectare.
Quer saber mais sobre pasto? Então te convidamos para acessar outras dicas que preparamos sobre o tema:
Como fazer confinamento a pasto
5 dicas para cuidar e manter seu pasto de gado em dia
Como manter o pasto para gado de corte?
Confinamento a pasto: dúvidas sobre a estratégia
Contudo, ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto, amigo produtor? Não tem problema. Escreva sua pergunta nos comentários. Será um prazer te responder.
Conteúdo em vídeo
Para complementar seus conhecimentos sobre esse e outros assuntos, te convidamos para conhecer o canal da Boi Saúde no YouTube.
Lá você encontra dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro, em formato de vídeo. Tudo isso de forma gratuita! Não perca tempo e acesse agora mesmo: Boi Saúde no YouTube.
A cada semana tem um vídeo novo com linguagem simples e atualizada sobre o mundo do agronegócio. Aproveite e se inscreva no canal e não perca nossas atualizações.
A Boi Saúde deseja muita prosperidade nos seus negócios. Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!