fbpx

Creep feeding facilita a nutrição de bezerros

A partir de agora você vai entender como conseguir a atração dos bezerros para entrar no creep feeding.

Lembre-se: caso tenha alguma dúvida, basta deixar sua pergunta nos comentários. Assim que possível, iremos te responder. Além disso, não deixe de comentar o que achou das dicas.

Então, vamos começar!

 

 

Como fazer com que o bezerro entre no cercado? Há tendência de os animais não entrarem nesse local por terem receio ou não o conhecerem. Ou até mesmo por não ser habitável por animais mais velhos e maiores. Outra explicação é não querer se separar da matriz. Além disso, o animal jovem é muito dependente da vaca e a presença garante conforto e segurança, por isso a separação é evitada.

 

Creep feeding facilita a nutrição de bezerros
Creep feeding facilita a nutrição de bezerros – Foto: Reprodução Internet

Dicas para atrair os bezerros

 

1- Traga um bezerro que já tenha a experiência de entrar no cercado. Coloque-o junto aos outros animais e o produtor irá perceber que ele será como um guia. Esse líder trará conhecimento e segurança aos demais.

2- Em um momento inicial, tire as limitações de entrada e leve a matriz até o cercado. Após se acostumarem, retorne com a limitações.

 

O que é o creep feeding?

 

Em primeiro lugar, o creep feeding é o cercado onde há limites na largura e altura para que só entrem animais jovens nesse espaço com uma alimentação específica.

Não esqueça de oferecer uma ração ou concentrado com consumo de 1% do peso vivo/animal ao dia. Alguns animais jovens não têm a alimentação adequada por não conseguirem chegar ao cocho pelo domínio dos animais mais velhos. Esse impedimento de acesso, faz com que os bezerros não se alimentem adequadamente. Mas a fase de crescimento é muito importante para o desenvolvimento sadio e a prevenção de doenças.

Em segundo lugar, produzir um creep feeding não é tarefa árdua. Então, una os profissionais da propriedade ou chame os amigos para auxiliá-lo. Materiais de baixo custo podem ser usados e até mesmo reutilizáveis como pneus velhos. O importante é sempre monitorar esses novilhos e checar se estão com desenvolvimento normal. Em terceiro lugar, mas não menos importante, lembre-se: oferecer uma água de boa qualidade também é fundamental para esses animais. Não se esqueça, animal bem alimentado e nutrido é animal saudável.

Por fim, saiba mais sobre o assunto: Diminua o estresse da desmama

E não termine essa dica sem deixar seu comentário. Afinal, a sua opinião é muito importante para o nosso trabalho.

 

Não pare seus conhecimentos por aqui!

 

Como você sabe, a Boi Saúde existe justamente para proporcionar conhecimento para os pecuaristas do nosso Brasil. Por isso, sugerimos que você continue seus estudos com a gente. Sabe como? Por meio do nosso canal de vídeos!

Acesse agora e desfrute de todas as dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro. É só clicar: Boi Saúde no YouTube.

Contudo, lembre-se de se inscrever em nosso canal, amigo produtor. Dessa forma, você será notificado sempre que inserirmos um conteúdo novo. Combinado?

Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!

 
banner banner
 

2 pensou em “Creep feeding facilita a nutrição de bezerros”

  1. Jaqueceline cardoso disse:

    Por favor, qual a alimentação/dieta, kg/dia posso dar para o bezerro desmamado, vaca/cria/recria e engorda, e boi, a terminação é o frigorífico.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Jaqueceline, tudo bem? Para receber as receitas em seu WhatsApp, basta clicar no link a seguir: https://bit.ly/2z0RSdC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*