A diarreia em bezerros é um problema que causa transtornos ao animal e ao produtor. Pode parecer uma situação passageira, mas nos primeiros sinais, a diarreia deve ser tratada, pois em grandes intensidades, por levar o animal à óbito.
Além de causar sofrimento ao bezerro, ao perder o animal, o produtor tem um grande prejuízo. Por isso, tratá-la logo nos primeiros sinais é fundamental para a produtividade e também para o bem-estar do gado.
Quando o bovino nasce, a imunidade é baixa, então a diarreia em bezerros nos primeiros dias de vida é normal. Porém, se o produtor se deparar com fezes esbranquiçadas, sangue ou forte odor, é necessário consultar um veterinário. O animal pode se desidratar e até morrer caso não seja tratado adequadamente. Lembre-se que o bem-estar animal é fundamental.
Para diminuir a diarreia em bezerros, siga três dicas simples que podem amenizar o problema na propriedade e proporcionar bem-estar aos animais sem custos ao produtor.
Dicas para prevenir e tratar a diarreia em bezerros
1– Se algum animal estiver doente na propriedade, isole-o dos demais para evitar uma possível contaminação até o diagnóstico efetivo ser feito pelo veterinário e o tratamento ser realizado com sucesso;
2– O passo seguinte é fazer um controle de moscas na propriedade como um todo. Esse inseto transmite diversas doenças ao gado. As moscas se proliferam nas fezes dos animais, portanto, utilize o cocho móvel, assim pode ser trocado de lugar. Caso seja fixo, a área pode ser concretada, o que evita acúmulo de barro, lama e fezes que atraem as moscas. Confira: Como eliminar moscas no curral do gado;
3– Assegure que o local onde os bezerros ficam esteja sem umidade e com luz solar ao longo do dia. No ambiente seco, a proliferação de fungos, vírus e bactérias é mais difícil. O excesso de lama, barro e esterco, que prejudicam o casco do animal, pois amolece essa parte da pata. Se o proprietário trabalhar com confinamento, o ideal é fazer um declive de 6 a 8% para não acumular barro. Contudo, canaletas na lateral e ao fundo para ter escoamento da água também podem ser inseridas. Você já pensou em implementar um espaço exclusivo para os bezerros? Entenda as vantagens: Pasto maternidade: conheça as instalações
Por fim, não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira outras dicas que preparamos para vocês:
- Como evitar o adoecimento em bezerro
- Saiba como recuperar bezerros fracos
- Cuidados nas primeiras horas de vida do bezerro
Como você faz para tratar a diarreia nos bezerros dentro da sua propriedade? Escreva nos comentários! Vamos compartilhar conhecimento e fortalecer nosso agro!
Boi Saúde no YouTube
A Boi Saúde tem outros conteúdos para que você promova pecuária com uma lucratividade alta. Toda semana, uma nova dica é publicada focada sempre te proporcionar maior produtividade. Tudo isso de forma gratuita! Acesse agora e desfrute de todo o conteúdo já disponível por lá: Boi Saúde no YouTube.
Aproveite e se inscreva no canal e não perca nossas atualizações.
Quantas vezes por dia posso dar o sorro pra bovinos
Olá Salete, a resposta para essa e outras dúvidas, você encontra aqui, no blog da Boi Saúde: https://dicas.boisaude.com.br.
O bezerro está morrendo por causa de um curso. O que poderia ser feito para cortar isso bo começo?
Olá Ruy, sinto muito por estar nessa situação, sugiro que procure um veterinário de sua confiança o mais rápido possível!
Bom dia ! Quan a quantidade de soro caseiro deve ser oferecida durante o dia ao bezerro
Olá Ramon, nós possuímos uma dica que pode lhe ajudar bastante, para saber mais acesse o link a seguir: https://dicas.boisaude.com.br/soro-para-bezerros-como-tratar-a-desidratacao/
no soro caseiro o açucar não faz mal para diarréia em bezerros
Olá José, obrigado pelo comentário, continue nos acompanhando!
Gostei do soro pra diarreia em bezerros
ja fiz baseado no soro caseiro humano mais sem noção de quantidade e dosagem
agora já sei
obrigada
Olá Jane, obrigado por compartilhar sua experiência conosco! Sucesso nos negócios!
Muito boas dicas.Algumad dicas para cavalos seriam otimas
Obrigado! Nós temos algumas dicas para cavalos também!