fbpx

Como dar ureia para gado?

Entenda quais os cuidados na utilização da ureia para bovinos. Como dar ureia para gado?

 

 

A ureia para bovinos é um composto que mantém o peso com baixo custo e resultados bem interessantes.

Para bovinos pode ser realizado em todas as épocas do ano, mas principalmente na seca, período que o solo fica pobre em nutrientes e o pasto não fornece as substâncias nutricionais necessárias para manter a saúde do animal, e consequentemente, continuar a engorda.

 

Usada com cautela, ureia para bovinos promove bons resultados
Usada com cautela, ureia para bovinos promove bons resultados. – Foto: Reprodução Internet

O uso da ureia para bovinos é muito comum em todo o país, porém muitos produtores têm dúvidas sobre como oferecê-la ao gado.

Existem dois tipos: a agrícola que tem PVA e formol na composição e é proibida na bovinocultura e a ureia pecuária que é de fácil digestão e mais pura.

No entanto, o produtor deve ter cautela ao utilizar a ureia.

Afinal, mais de quatro mil bovinos morrem a cada ano no Brasil pelo uso incorreto desse componente.

 

Como dar ureia para gado: Dosagem

 

Se for servir com o sal mineral, a mistura correta é:

  • 30% de ureia para bovinos;
  • 3% de sulfato de amônia
  • 67% de sal mineral.

Caso sirva no sal proteinado, quando o consumo é de um grama por quilo vivo do animal, misture 12% de ureia.

 

Não deixe os animais sem alimentação

 

Não sirva ureia para bovinos famintos, que ficaram muito tempo sem acesso a algum tipo de alimentação por longos períodos, pois o consumo será muito grande de uma vez só, o que pode causar algum tipo de intoxicação.

 

Adaptação da ureia para bovinos

 

Ofereça a mistura com ureia para bovinos aos poucos, não de uma única vez. No primeiro mês de uso, divida a ureia em quatro porções.

Logo na primeira semana, você vai oferecer dois sacos de sal mineral e um de sal mineral com ureia.

Na segunda e terceira semanas, serão dois sacos de sal mineral com ureia e um só com sal mineral. Na última (quarta semana), a mistura de sal mineral com ureia pode ser servida por completo.

 

Cobertura dos cochos

 

Há um mito de que a mistura de sal e ureia para bovinos com água intoxica o animal, porém o que não pode é deixar o cocho todo encoberto de água com essa mistura que é prejudicial. Geralmente essa água é proveniente de chuva.

Sendo assim, a orientação é fazer uma cobertura acima do cocho para prevenir que essa água se acumule e cause prejuízos na saúde do animal.

Faça também furos para escoamento.

O cocho também pode ser colocado em desnível, assim evita que a água fique acumulada.

 

Como dar ureia para gado: sintomas de intoxicação

 

Se o animal consumiu grandes quantidades de ureia sem a mistura balanceada com o sal ou a água contaminada, ele começará uma salivação excessiva e tremores musculares.

Esses sintomas indicam o começo de uma intoxicação, com quadro evoluído. Ou seja, o animal passa a apresentar convulsões. Por isso, fique atento a esses sinais, pois se identificados no início, há grandes chances de cura.

O tratamento é feito com vinagre e ácido acético (4%) para servir ao animal nos primeiros sintomas. Sirva grande quantidade de água gelada que inibe a absorção do componente que causa a intoxicação pela ureia. Contudo, sempre consulte seu veterinário de confiança.

Acesse o canal da Boi Saúde no YouTube

 
banner banner
 

16 pensou em “Como dar ureia para gado?”

  1. Gustavo Lincoln disse:

    Posso formular ração que contém ureia e colocar numa extrusora com 30% de umidade?

    Após peletizado passa por um processo de secagem, queria saber se preserva a propriedade da ureia e principalmente se não causa intoxicação no gado?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Gustavo, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  2. moacir rodrigues de siqueira disse:

    estou planejando engordar vacas e disponho de aveia branca,gostaria de saber se posso usar ureia e qual o percentual.e oque mais devo acrescentar .minha região esta num periudo de estiagem .

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Moacir, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  3. MARCOS XAVIER DA SILVA disse:

    Estou alimento meu gado com cana, capineira e milho (com palha e sabugo) triturados. O que devo acrescentar para um melhor resultado?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Marcos, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  4. Luís Eduardo disse:

    Sempre aprendendo. Sucinto e de fácil compreensão.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Luís, obrigado por nos acompanhar. Conte sempre com a Boi Saúde!

  5. Crio vacas de leite . Porém morro de medo em dar ureia para elas. Aq eu estou dando cana de açúcar com ração 24% mas não estou vendo resultados. Algumas pessoas me falaram em usar uréia , mas aq só encontrei a agricola , como poderia estar usando?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Adriano, obrigado por nos acompanhar, a uréia recomendada para os bovinos é a uréia pecuária.

  6. fabricio coimbra apolinario disse:

    boa tarde estou pretendenodo criar gado de corte sem sistema de seme foninamento utilizado capim açu , ureia e farelo de milho consigo ter um bom resultado com essa dieta? qual a concentração que devo utilizar de ureia ?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Fabricio, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  7. pretendo alimentar as vacas de leite com quilera de milho, casaquinha de soja e sal mineral, virginiamicina. como posso acrescentar carbonato de calcio, uréia , sulfato de amôniA e enxofre. Qual a quanidade de cada item que deve misturar para um bom desempenho?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Luciene, acesse o link a seguir, siga os passos, que a receita será enviada em seu e-mail: https://boisaude.com.br/racao-gado-leite.html?utm_source=blog&utm_medium=banner&utm_campaign=RacaoGadoLeite

  8. Matheus Eduardo disse:

    Gostei do vídeo mas tenho dúvida.
    Estou pensando em confinar gado de corte utilizando silagem de milho, ureia e casquinha de soja. Consigo ter bom resultado com essa dieta ?
    Qual a quantidade de cada item devo usar para ter um melhor desempenho?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Matheus, obrigado por nos acompanhar, acesse o link a seguir, siga os passos que enviaremos em seu e-mail uma excelente receita de ração para gado de corte: https://boisaude.com.br/racaopararecria.html?utm_source=blog&utm_medium=banner&utm_campaign=RacaoRecria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*