fbpx

Devo ter uma cobertura de galpão para o gado?

Ter ou não, eis a questão… Fazendo um trocadilho com essa famosa frase, mas você já pensou sobre o uso da cobertura de galpão para seu gado?

Alguns podem pensar como desnecessário. Já outros podem fazer questão. Então, será que realmente faz a diferença na produção?

Em primeiro lugar, vamos descobrir quais são as utilizadas. Em segundo lugar, vamos indicar os materiais mais indicados. Tudo isso, você encontrará nos próximos tópicos desta dica!

Desde já, a Boi Saúde agradece a sua leitura. E se gostar do conteúdo, não esqueça de deixar um comentário logo ao fim do texto. Ficaremos felizes em ler sua opinião.

Os galpões podem ter diversas utilidades. Pode ser desde um galpão para confinamento. Até a sala de ordenha. Inclusive, no caso do gado de leite, sendo a área de descanso.

A posição deve ser Leste-oeste. A justificativa é aproveitar o sombreamento no período mais quente do ano: o verão.

 

Devo ter uma cobertura de galpão para o gado?

 

A orientação da Boi Saúde é que sim, amigo produtor! Por que? Para proteção de eventos climáticos. Entre eles, sol, chuva, raio e até mesmo amenizar o frio, por exemplo.

Você sabia que todos esses fatores causam um grande impacto na produção pecuária?

As temperaturas ao extremo causam estresse aos bovinos.

No calor, ficam sem apetite. Ou seja, gado que não come, não engorda.

No frio, podem adoecer por doenças como pneumonia. Além disso, na época de chuvas, a incidência de raios é alta. Sempre nos deparamos com notícias sobre propriedades que perdem bovinos por essa descarga elétrica.

Complemente com os temas:

 

Quais os materiais mais adequados para a cobertura de galpão? 

 

Acima de tudo, materiais resistentes e que não abafem o ambiente. Telhas são indicadas. Além disso, madeiras resistentes quando expostas ao tempo também.

A Embrapa recomenda que a cobertura seja de chapas onduladas de cimento-amianto, telhas cerâmicas, chapas de alumínio ou outro material.

A circulação de ar precisa ser priorizada. A higiene também.

O formato de galpão fechado existe. No entanto, não é muito comum no Brasil. Isso porque nosso clima é tropical. Sem contar que em muitas regiões é temperado.

E manter os animais em locais fechados em altas temperaturas não é atuar de acordo com o bem-estar animal.

 

cobertura de galpão
A cobertura de galpão pode ser utilizada na pecuária de leite e de corte. – Foto: Emater

O cocho também merece cobertura… 

 

Por fim, o cocho é outro item fundamental na pecuária. Ali são oferecidos a ração e os suplementos. Ou seja, tudo o que o gado precisa para se manter produtivo.

Por mais que o sistema da propriedade seja a pasto, o cocho para os sal e aditivos precisa existir.

Sem contar que no período da seca, é o principal fornecedor de alimento. Durante essa época, silagem pode ser oferecida. Além dos grãos, claro.

Aproveitamos a deixa e te convidamos a acessar a nossa página de receitas de ração. Lá, você encontra o passo a passo de como fazer a alimentação para cada fase do seu gado: receitas de ração para gado. 

Alguns desses aditivos e suplementos não podem ser molhados. A ureia, por exemplo. Confira: Tudo sobre ureia para bovinos: confira os cuidados.

Se você oferece virginiamicina, protegê-la de raios solares também é aconselhável. Te explicamos melhor na dica: Virginiamicina pode tomar sol e chuva no cocho de boi?

 

Já que você chegou aqui, continue a melhorar seus resultados. Além do blog, a Boi Saúde tem um canal de vídeos exclusivo: Dicas de pecuária com José Carlos Ribeiro.

 

Referência:

CAMPOS, Aloisio Torres. Galpão de Confinamento e Ordenha. Agência de Informação Embrapa.

 
banner banner
 

4 pensou em “Devo ter uma cobertura de galpão para o gado?”

  1. Írio de Paula Soares disse:

    Ótima dicas estou me preparando, para a pecuária.muito bom.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Írio, obrigado por nos acompanhar. Conte sempre com a Boi Saúde!

  2. Lucas siriano disse:

    Ótima dica parabéns BoiSaude !!!
    Qual seria o tamanho do piquete para 30 vacas leiteira de manbaça?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Lucas, obrigado pelo elogio, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*