Ao nascer, o bezerro demanda exclusivamente do leite materno. Porém, com o avançar da idade, o pasto preciso ser incluído na rotina desse animal. Conheça qual a melhor pastagem para bovinos e quando oferecê-la aos bezerros.
Como já é de conhecimento, a pastagem é uma atividade fundamental para os bovinos. Não importa a idade, os nutrientes oferecidos pelas plantas forrageiras têm papel importante na saúde desses animais.
Quando oferecer pastagem aos bezerros
O aleitamento é feito até o momento de desmame total, determinado pelo produtor. Geralmente, a idade mínima de início do desmame é com 90 dias de vida.
Para a pastagem, o tempo mais adequado para início é a partir da segunda e terceira semanas de vida. A partir desse período, a imunidade está mais fortalecida com os compostos do leite e o animal mais protegido contra parasitas, bactérias e infecções do período pós-parto. Esse sistema é indicado para bezerros de raças taurinas. Para as zebuínas, o início é a partir dos 30 dias de vida.
O período de três horas por dia no creep-grazing é o ideal. A partir dos quatro meses, pode-se aumentar o tempo de pasto dia a dia, consecutivamente. Ou seja, até chegar a 60% do tempo de pastagem dos animais adultos.
Ainda, o pasto deve ser bem manejado para se ter um bom aproveitamento. Isso inclui ter um equilíbrio em não deixar a pastagem crescer demais e também nem baixar muito. Mas existe um motivo para isso: quando a pastagem cresce além do limite, o resultado é um alimento fibroso e com um baixo índice de proteína, por exemplo. Por outro lado, se baixa muito, o animal pode consumir o caule da planta e por consequência dificulta a rebrota.
Leia a dica completa sobre o assunto: manejo de pastagem correto aumenta o peso do animal.
Melhor pastagem para bezerro em aleitamento
As mais indicadas são as que contém alta quantidade de proteína, pouca fibra que facilitam a digestão e são facilmente aceitas. O creep-grazing pode ser coberto com capins, como grama coast-cross, milheto ou Mineirão ou Leucena.
Melhor pastagem para bovinos para bezerro em desmama
Com os nutrientes do leite sendo retirados aos poucos, há necessidade de reposição. E a pastagem é boa alternativa. Nessa fase, os capins mais indicados são gramas estrela, marandu, piatã e tiftons. Mesmo que a braquiária se encaixe nesse grupo, essa forrageira não deve ser oferecida aos bezerros como pastagem. Pois, tem potencial para desenvolver a fotossensibilização, causada por um fungo que se manifesta com mais facilidade nesse tipo de capim.
Suplementação para bezerros
A suplementação é importante em todas as fases da vida de um bovino. Portanto, iniciar ainda na fase da desmama já pode auxiliar o organismo a se acostumar com esses elementos e assim proporcionar benefícios. Esses suplementos evitam a perda de peso e previnem doenças. Parasitas, principalmente, que causam grandes prejuízos na saúde desses animais.
Por isso, oferecer o uso de sal desde a fase da desmama é indicado. Pois, assim como os animais adultos, só a pastagem e ração não são suficientes. Fósforo, cálcio e aditivos não são encontrados nesses tipos de alimentação. Mas podem ser oferecidos no cocho.
E como a Boi Saúde existe justamente para proporcionar conhecimento para os pecuaristas do nosso Brasil, sugerimos que você continue seus estudos. Confira a dica Estratégia nutricional para bezerro na fase de desmama
Conheça também nosso canal de vídeos no YouTube. É só clicar: Boi Saúde no YouTube.
Até a próxima!