Muito comentado e ao mesmo tempo polêmico, o uso do nitrogênio na pecuária é real. Se você ainda não sabe o que é em quais situações é utilizado, está na dica certa. A Boi Saúde irá tirar as principais dúvidas a respeito desse componente e qual o impacto na sua produtividade e os cuidados com o gado.
O nitrogênio é um elemento importante para a fertilidade do solo. É um dos fertilizantes mais utilizados no país, devido as deficiências de solo, principalmente em zonas tropicais.
Uso do nitrogênio e os cuidados com o gado
Pasto: utilizado como adubo é uma forma de manter a pastagem saudável e com bons nutrientes para manter a engorda do gado. Quando o produtor programar o plano de adubação, o nitrogênio não pode ficar de fora, porém, deve ser o último passo. Antes da aplicação, é necessária a correção da acidez do solo e de elementos que irão potencializar o efeito. Entre eles, estão o fósforo, potássio e enxofre. O nitrogênio é o responsável por acelerar o processo de adubação, além de ser o mais caro.
O nitrogênio no pasto tem função direta e essencial no aumento da forrageira e com isso, permite ao produtor a atuar de acordo com as taxas de lotação sugeridas: Qual a lotação máxima em pastejo contínuo?.
Ureia: é uma forma do nitrogênio não proteico (NNP) muito utilizada como suplementação na pecuária. A ureia comercializada no Brasil é composto por 45% de nitrogênio. É uma boa alternativa pra atender as necessidades do gado durante a seca. E uma informação muito importante: no momento da compra, o tipo é a ureia pecuária. Os demais podem causar graves danos à saúde dos animais. Para saber mais, acesse a dica: Diferença entre os tipos de ureia: qual usar na pecuária?.
Por que o uso deve ser com cautela?
Quando utilizado de forma errada e até em quantidade excessiva, o nitrogênio pode contaminar a água de superfície. E não para por aí, o solo da propriedade também.
Ao ser inserido em sistemas agrícolas, é responsável pela emissão do óxido nitroso para a atmosfera, afetando o clima.
Quando oferecido aos animais em forma de ureia, o produtor precisa ficar atento. Por mais que o uso frequente seja no período da seca, período com poucas chuvas, o cocho precisa ser coberto e com furos para evitar o acúmulo de água. O objetivo é evitar intoxicação que pode levar o animal à morte, dependendo da quantidade e gravidade. Não corra riscos, evite prejuízos e impactos negativos na sua propriedade: Ureia para bovinos: cuidados no uso e armazenamento.
Referência:
RODRIGUES, A. de A.Utilização de nitrogênio não protéico em dietas de ruminantes. Embrapa Pecuária Sudeste.
Nitrogênio na adubação de pastagens no período das águas. Pasto Extraordinário, agosto de 2019.
Obrigado pelas informações! Por favor o sulfato de amônio pra mistura com uréia na ração e no sal ureado é o mesmo sulfato fertilizante usado como adulto?
Olá João, obrigado por nos acompanhar, sim, é esse mesmo! Qualquer dúvida estarei a disposição. Abraço!
Como tratar bovino (vaca ou boi) que comeu ração com excesso de ureia ou que choveu e a ração ficou com agua ?
Olá Luciano, no link a seguir temos dicas sobre cuidados no uso de ureia que podem lhe ajudar bastante, acesse: https://dicas.boisaude.com.br/ureia-para-bovinos-cuidados-no-uso-e-armazenamento/