A infertilidade é um grande problema no agronegócio. Muitos produtores fazem grandes investimentos em animais reprodutores que podem se tornar inférteis ao longo do tempo. Por isso, é importante estar sempre atento a vida útil de um touro reprodutor e o que causa a infertilidade.
A infertilidade acontece quando não há produção de espermatozoides saudáveis que garantem a fecundação do óvulo, seja pela monta natural, seja pela inseminação. E as principais causas são doenças e características que podem ser evitadas com cuidados nutricionais e bem-estar animal.
Vida útil de um touro reprodutor
A vida útil de um touro dura em torno de 10 a 12 anos.
A quantidade e qualidade do sêmen variam de acordo com a raça e manejo que esse bovino recebe.
Quanto mais bem tratado e nutrido, melhor o resultado de fertilidade, que resultará em mais bezerros na propriedade na próxima estação.
Portanto, se programe para que a monta seja nas águas, época de pasto abundante. Dessa forma, o touro e matrizes estarão com o organismo e saúde bem reforçados para formar novos bovinos.
- Raças de touro para melhorar a genética do seu gado;
- Como produzir um touro reprodutor na propriedade.
Causas da infertilidade
Entre as possíveis causas da infertilidade estão:
- Deficiência nutricional: muitos produtores não oferecem suplementação adequada para o animal. Quando se trata de reprodução, o fósforo, elemento que atua nessa regulação, precisa ser oferecido, além da ração e pastagem. Esses componentes nutricionais, assim como os minerais, auxiliam também na prevenção da perda de peso e garante vitaminas e nutrientes para manter a saúde em dia;
- Brucelose: doença infecciosa nos animais que causa aborto e infertilidade. A vacina para prevenção da doença é a B19. Deve ser aplicada somente nas fêmeas entre três e oito meses. A dosagem é de 2 ml por animal, via subcutânea na tábua do pescoço;
- Outras doenças que afetam a fertilidade de touros e vacas são a vibriose, tricomonose e leptospirose;
- Preste atenção também no momento de aquisição desse touro. A raça deve ser compatível e adaptável ao clima da sua região. Quando o gado é intolerante a temperaturas muito quentes ou frias, o organismo pode não trabalhar normalmente, afetando essa fertilidade. Ainda, observe suas narinas e bocas largas, pescoço longo e ombros largos em relação à traseira. Outra característica que deve ser avaliada é o aparelho reprodutor e os testículos. Devem estar bem desenvolvidos, ou seja, com um bom diâmetro escrotal e saudável.
Subfertilidade em touros
Quando o touro não fecunda as vacas, de acordo com a expectativa da propriedade no período de reprodução, pode estar com subfertilidade. Esse fenômeno acontece quando as taxas de reprodução diminuem, mas não é interrompida totalmente.
A subfertilidade pode acontecer por diversos motivos. Desde aspectos físicos até genética, nutrição e patologia, que podem ser detectados no exame andrológico, responsável por oferecer uma análise completa das condições físicas e comportamentais.
Complemente essa dica com mais informações sobre fertilidade de touros: como avaliar se o touro está apto para cobertura.
Por fim, acesse nosso canal no YouTube, amigo produtor! O foco é sempre melhorar sua produtividade com investimento de baixo custo. É só clicar: Boi Saúde no YouTube.
Até a próxima dica!
Referência
Vida útil de um touro depende da raça. Folha de Londrina.
Bovinos reprodutor zebuino quando esta na fase da puberdade, ocorre mudanças dentarias? e essa mudança traz infertilidade no animal? e o que causa além da infertilidade, e se isso é normal ocorrer na fase da puberdade do reprodutor?
Olá Thiago, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!
Fiz andrologico semana passada em 8 touros. 7 deles apresentavam infertilidade total (0). São touros para heterose, PO, adquirido em leilão, com excelente avaliação genética. Senepol, Simental e charoles. O que pode ter aco tecido? Sao touros jovens (ate 6 anos). O empregado utilizou muito pour on (a cada 15 dias) em razão do excesso de calor do ultimo verão. O que eu faco?
Olá Edimara, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!
Muito útil suas dicas, se seguidas conforme listadas por vc!!
Olá Cleber, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!
Muito bom suas dicas!
Olá Fábio, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!