Vermífugo cria resistência?

Antigamente, os produtores rurais faziam a vermifugação no gado a cada seis meses. Os bovinos ficam livres de carrapatos, bernes e outros parasitas que causam grandes danos na produção. Porém, hoje em dia, esse tempo de aplicação mudou. E surge a pergunta: o vermífugo cria resistência ou foram os parasitas? Quer tirar essa dúvida? Continue com a gente.

Muitos produtores tem o hábito de, antes de vender o gado, fazer a vermifugação para vender o gado limpo. Quem compra o gado de cria, recrias, bezerros, também costuma fazer uma vermifugação. Pois esses animais serão inseridos no mesmo pasto onde os bovinos da propriedade já se encontram.

Esse excesso de vermifugação implementado nas últimas décadas, fez com que os parasitas criassem resistência aos princípios ativos. As formulas dos vermífugos ficaram mais fortes, mas a resistência adquirida foi maior.

 

Vermífugo cria resistência dos parasitas, por isso, utiliza tratamento no cocho
Vermífugo cria resistência dos parasitas, por isso, utiliza tratamento no cocho. – Foto: Mayke Toscano/ Secom-MT.

O ideal é que o manejo do gado seja feito de forma mínima na dentro da propriedade.

Siga estas duas dicas para auxiliá-lo:

  • Faça a vermifugação no seu gado somente quando for fechar os animais para vacinação obrigatória, como a aftosa, por exemplo;
  • Opte por tratamentos naturais. Durante os demais meses do ano, quando não há aplicação de vacinas, proteja seus animais no cocho. Tratamentos naturais, homeopáticos e fitoterápicos proporcionam boa qualidade com baixo custo.

Tem dúvidas sobre quais são vacinas obrigatórias no Brasil? Acesse a dica: Vacinas obrigatórias em bovinos e fique por dentro.

 
Boi Saúde Logo Preto - Vermífugo cria resistência?

Total Controle Premium:
Elimine o manejo servindo direto no cocho!


2 pensou em “Vermífugo cria resistência?”

  1. Franksuelmo Barbosa disse:

    Bom dia José Carlos
    Sou aqui do Sudeste do Pará e estamos tendo sérios problemas com infestação sistemática de capim anoni (capim capeta ou rabo de burro) na propriedade. O banco de sementes dele dura cerca de 5 anos no solo e ele acaba matando as outras espécies de capim.
    Gostaria, se fosse possível, voçe produzir um vídeo informando se já existe alguma tecnologia ou herbicida seletivo capaz de matar ou controlar esse capim invasor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo