Sal mineral para bovinos como fazer? Vale a pena?

O uso do sal mineral tem diversas vantagens na pecuária. Item indispensável na nutrição animal, tem a função de recompor elementos essenciais para a saúde dos bovinos. Esses nutrientes, como cálcio, ferro e fósforo, evitam a perda de peso e promovem bons resultados nos gados de leite e de corte. Confira o que é mais viável: a compra do sal pronto ou a produção na propriedade. Sal mineral para bovinos como fazer?

 

 

Primeiro, vamos entender o que é o sal mineral. Tem a função de corrigir as deficiências de minerais na dieta dos ruminantes, não são encontrados na pastagem ou encontrados parcialmente. Dessa forma, esses elementos devem ser complementados com o uso desse sal.

Já que o uso é obrigatório e dependendo do tamanho do rebanho, o investimento pode ser alto. Então buscar alternativas pode proporcionar economia na propriedade. E uma delas é a produção própria do sal.

 

vantagens desvantagens de fazer sal mineral - Sal mineral para bovinos como fazer? Vale a pena?
Sal mineral para bovinos como fazer? Vale a pena? – Foto: Reprodução Internet

Vantagens e desvantagens de fazer sal mineral na propriedade

 

Para a produção do sal mineral, é necessário conhecimento. Pois diversos fatores precisam ser analisados desde a aquisição de matéria prima de qualidade até a quantidade certa não só para evitar desperdício. Mas as medidas corretas são essenciais para o sucesso do preparado caseiro. É preciso ter também maquinários próprios para a mistura. Além disso, saber pesar esses ingredientes corretamente é imprescindível. O produtor precisa avaliar todas essas questões para realmente conhecer a aptidão a produção própria do sal.

Com esse sal pronto, vendido nas lojas de produtos agropecuários, a partir de uma empresa confiável, traz maior comodidade e tempo para lidar com outras tarefas da produção. Porém, chega a ser um pouco mais caro que a produção própria.

Para saber mais sobre o assunto, acesse a dica: sal mineral e ração: como evitar a rejeição.

 
Sal Proteinado - Sal mineral para bovinos como fazer? Vale a pena?Sal Proteinado mobile - Sal mineral para bovinos como fazer? Vale a pena?
 

4 pensou em “Sal mineral para bovinos como fazer? Vale a pena?”

  1. Marcony Ribas disse:

    Bom dia,

    Qual seria a proporção recomendada para mistura de sal mineral 70% fosforo com sal branco? (gado de corte)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*