Tudo sobre estilosantes

Os estilosantes são uma mistura de leguminosas desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Essa forrageira rica em proteína é composta de 80% de Stylosanthes capitata e 20%  de S. macrocephala.  Além de ser conhecida por contribuir com a fertilidade do solo.

Nesta dica, a Boi Saúde vai te explicar tudo sobre estilosantes. O objetivo como você que acompanha nosso conteúdo já sabe é bem simples: proporcionar mais resultados aí dentro da sua propriedade.

No final do texto, não deixe de comentar o que achou das dicas. Caso tenha alguma dúvida, é só escrever pra gente, combinado? Será um prazer te responder.

Então, vamos começar?

 

 

Em primeiro lugar, o valor nutritivo dos estilosantes  é considerado bom por atender demandas nutricionais do gado. No entanto, quando o produtor utiliza matéria orgânica e nitrogênio, os estilosantes são incapazes de restabelecer o fósforo e potássio da pastagem. E esses dois elementos são, acima de tudo, essenciais para a manutenção do peso do animal. Além disso, o fósforo atua diretamente na saúde reprodutiva do animal: Por que devo oferecer cálcio e fósforo para bovinos?. Não só de vacas, como de touros, por exemplo.

Se você ainda não sabe o papel do nitrogênio, confira a dica: Nitrogênio na pecuária: o que e para que serve.

Em segundo lugar, há um mito que os estilosantes intoxicam o gado, principalmente o campo-grande. Mas isso não acontece, pois não possui propriedades químicas. Entretanto, é preciso manejá-lo com cuidados.

 

Estilosantes são boas fontes de proteína para o gado
Estilosantes são boas fontes de proteína para o gado. – Foto: Reprodução Internet

Cuidados com os estilosantes

 

Em terceiro lugar, essa forrageira não causa intoxicação. No entanto, quando utilizada unicamente pode causar lesões no intestino e estômago do animal, por exemplo. E como consequência, podem levar o animal à morte.

Sendo assim, para prevenção, o ideal é não servi-lo durante 30 dias consecutivos. Além disso, a área também deve ser coberta só até 40%. Dessa forma, essas lesões serão prevenidas.

Inclusive, quando essa pastagem cobrir mais de 40% do pasto, é possível vedá-la ou realizar o subpastejo. A vedação de pasto é uma ótima opção para a seca. A quantidade ideal é que seja realmente entre 20% e 40% de todo o pasto, não mais que isso. Agora, para reintroduzir essa pastagem, o período de chuvas é o mais adequado. Ainda, o uso de adubos não deve ser esquecido.

Por fim, você quer continuar no assunto pastagem, amigo produtor? É simples! Clique e acesse a dica: Conheça a pastagem ideal para cada região. 

Não deixe de compartilhar com a gente o seu aprendizado. Sabe como? Deixando sua opinião aqui nos comentários!

 

Não pare seus conhecimentos por aqui!

 

Você sabia que a Boi Saúde tem um canal no YouTube? Pois é! São diversos materiais em formato de vídeos.

Todo o conteúdo disponibilizado por lá é totalmente gratuito e atualizado a cada nova semana com dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro. Então, que tal dar uma passadinha por lá? Acesse: Boi Saúde no YouTube

A Boi Saúde deseja muita prosperidade nos seus negócios.

Até a próxima!

 
banner banner
 

O que são estilosantes?

Os estilosantes são uma mistura de leguminosas desenvolvida pela Embrapa que contribui para a fertilidade do solo.

Estilosantes intoxicam o gado?

Isso é um mito, principalmente o campo-grande, pois não possui propriedades químicas. Entretanto, é preciso manejá-lo com cuidados.

Essa forrageira é rica em proteína?

Sim. É composta de 80% de Stylosanthes capitata e 20% de S. macrocephala.

Quais cuidados devo ter com os estilosantes?

Um dos cuidados é não servi-lo durante 30 dias consecutivos, pois quando utilizada unicamente pode causar lesões no intestino e estômago do animal. Além disso, a área também deve ser coberta só até 40%. Dessa forma, essas lesões serão prevenidas.

3 pensou em “Tudo sobre estilosantes”

  1. Gabriel de Oliveira Santa Cruz disse:

    É possivel introduzida estilozantes em uma pastagem já formada?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Gabriel, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  2. Gilson Nunes da Silva disse:

    Excelente publicação
    Será muito útil. Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Black Week