O nome se dá pelo local de nascimento dos primeiros bovinos da raça, na cidade de Tabapuã, no interior de São Paulo. Os animais são fruto do cruzamento entre o gado mocho e Guzerá e Nelore, conhecidos como raças zebuínas.
Tem alto índice de fertilidade e boa adaptabilidade para confinamento. Ainda, apresenta bons resultados no clima da região Sul do Brasil. Além disso, é considerado o terceiro neozebuíno a ser formado no mundo. Atrás apenas do Brahman e do Indubrasil.
Saber as características da raça da propriedade e saber lidar com elas é mais que essencial, amigo produtor.
A partir desse conhecimento, o seu manejo será focado em atender melhor as condições desse animal, desde as físicas (como adaptação ao clima quente ou frio) até as necessidades e demandas nutricionais.
Vamos saber mais sobre a raça considerada o zebu brasileiro?
Características físicas do Tabapuã
- São mochos, o que dispensa a necessidade da descorna;
- Tem cor da pelagem branca acinzentada. Os pelos são finos, curtos e macios;
- Grande porte.
Características genéticas
- Tem a reprodução sendo uma das principais características da Tabapuã. Os índices de fertilidade das fêmeas são: 25% – entre os 14 e 16 meses; 50%, entre os 16 e 18 meses, 50% e mais de 60% entre 18 e 20 meses;
- É considerada uma boa raça para gado de leite;
- Ótima aceitação em regimes de confinamento;
- A fase de abate é atingida em 30 meses;
- Tem boa adaptabilidade na região Sul. Atualmente, há experiência de cruzamento com gado europeu pelos fatores genéticos atribuídos à raça;
- Produz carne de boa qualidade;
- Temperamento manso, o que facilita o manejo.
Raças de gado brasileiras
Além da Tabapuã, temos a InduBrasil citada acima.
Por ser desenvolvimento de acordo com as nossas características e necessidades, tem bom rendimento. Tem dupla aptidão e está cada vez mais crescente. O rendimento de carcaça é diferenciado. Não podemos deixar de citar a conversão alimentar que é excelente. Confira: Indubrasil, a raça brasileira com dupla aptidão.
A girolando é outro exemplo. Porém, a aptidão é para leite. Algumas propriedades estão se especializando no melhoramento genético. E as que já aderiram à criação, estão com alta produtividade. Conheça: Por que escolher o gado girolando para produção de leite?
Outra opção é Simbrasil. Já ouviu falar sobre ela? É fruto do resultado entre duas raças bem conhecidas por aqui. São a Guzerá e a Simental. Também tem dupla aptidão. Ou seja, é mais uma opção para quem lida com as duas produção: de carne e de leite. Se interessou? Então, acesse: Por que devo escolher a raça Simbrasil?
Quer saber mais sobre as raças produzidas no Brasil? Acesse: Raça Brahman: ótimo investimento para gado de corte.
Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica As melhores raças para gado de corte: e-book grátis.
Se você gostou dessa dica, não deixe de comentar logo abaixo do texto.
Para mais conteúdo, acesse nosso canal de vídeos. Melhorar a produtividade da pecuária brasileira é o objetivo da Boi Saúde. Acompanhe novos vídeos toda semana: Boi Saúde no YouTube.
Boa tarde essa raça e compatível com o clima do nordeste ( Bahia) para confinamento
Olá Dilson, obrigado pelo comentário! Continue nos acompanhando!!
Excelentes informações, porque nesta atividade é excencial para o sucesso .
Olá Gerson, obrigado pelo comentário, continue nos acompanhando, abraço!