Em algumas regiões do país, o sorgo para bovinos é utilizado em substituição do milho, pela alta do preço. Nem todos os produtores conhecem e fazem uso desse cereal na pecuária. Mas suas dúvidas acabaram! Nas próximas linhas, a Boi Saúde irá responder as principais perguntas sobre o assunto!
O que é o sorgo? É um cereal africano, rico em amido. Além de bovinos, suínos e aves o utilizam como alimento. Está entre as fontes de amido mais utilizadas em bovinos.
É rico em nutrientes? O valor nutritivo do sorgo é próximo ao milho. Corresponde a 90%. Por isso, ao substituir o sorgo pelo milho, é preciso alguns cuidados para não se afetar o cronograma de produção e engorda.
Quais são os tipos de sorgo? Sorgo granífero:
Tem como característica grãos. É utilizado como plantio, podendo chegar a quase dois metros de altura e ser usado como pasto. Para os bovinos, pode ser oferecido como grão seco ou silagem. Existe também o sorgo forrageiro: como o nome sugere, pode ser implementado como pastagem.
Cuidados no uso de sorgo para bovinos
Existem dois problemas que o sorgo pode ocasionar no gado:
- Alta concentração de tanino: que afeta a digestão dos bovinos;
- Quando oferecido em forma de pastagem, evite os brotos. Eles podem ser tóxicos aos bovinos devido à alta concentração de ácido cianídrico, que afeta diretamente a corrente sanguínea do animal.
Como servir
Em forma de silagem que é a mais prática e utilizada no Brasil. É uma ótima opção para o gado leiteiro, que com o alto teor de fibras da silagem, pode chegar a 18 litros de leite ao dia por animal.
Caso opte por grãos, é importante moe-los antes de oferecer como ração.
Para continuar a potencializar seus conhecimentos na pecuária, tire suas dúvidas sobre volumoso e concentrado.
Parabéns pelas dicas .
Olá Rogério, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!