Sistema agroflorestal para bovinos

Com a chegada do verão, os animais ficam expostos a temperaturas muito altas, sem contar que num país tropical como o Brasil, há regiões onde o clima seco e quente predomina o ano todo. Por isso, o sistema agroflorestal para bovinos é o ideal.

Então, na dica de hoje da Boi Saúde, você vai aprender como fazer um corredor agroflorestal para bovinos aí na sua propriedade.

No final do texto, não deixe de comentar o que achou das dicas. Caso tenha alguma dúvida, escreva pra gente também, combinado?

Vamos lá!

Em primeiro lugar, a temperatura ideal para o ambiente das vacas leiteiras é entre -5°C e 22°C. Mas se o produtor reparar, os animais ficam expostos a temperaturas bem maiores que estas em nosso País. Como resultado, temos a queda na produção de leite nesses períodos.

Em Israel, por exemplo, há ambientes climatizados apropriados para a produção de leite. No entanto, essa adaptação tem um custo elevado, o que ultrapassa a realidade do produtor no Brasil.

Como fazer um sistema agroflorestal para bovinos

O melhor investimento em curto prazo, menor pequeno e bom resultado é a construção de corredores agroflorestais, por exemplo.

Esse plantio de árvores dos dois lados é um local ideal para manter os animais nos períodos mais quentes do dia, que costumam ser entre 10h e 17h. Com esse plantio, o produtor manterá a vaca em temperatura entre 18ºC e 22ºC graus. É um parâmetro adequado e que não proporcionará diminuição do consumo de ração. Que, consequentemente conduz a queda na produção. Além disso, as árvores podem ser frutíferas.

É uma forma simples e barata e que, acima de tudo, contribui com o meio ambiente.

 

Sistema agroflorestal para bovinos
Sistema agroflorestal para bovinos – Foto: Reprodução/Internet

Além disso, o plantio dessas novas árvores acaba zelando pelo bem-estar dos animais.

Outra alternativa, caso o produtor tenha um galpão na propriedade, é climatizá-lo com umidificadores. Tornando um ambiente agradável para o gado.

A climatização pode ser feita com ventiladores, umidificadores e climatizadores. É importante ressaltar que o galpão deve ficar o tempo todo climatizado enquanto o gado estiver lá. Ou seja, não só no período da ordenha, o que evitará o estresse do animal. Além de manter ou até mesmo aumentar a qualidade do leite.

Esse procedimento é muito utilizado em granja, por exemplo. Inclusive, com iluminação e climatização adequada, pode ser utilizada tranquilamente na pecuária. Sendo assim, esse investimento traz um ótimo resultado na pecuária leiteira em sentido de produtividade e bem-estar animal.

Temos mais conteúdos no blog sobre como aliviar o calor e zelar pelo bem-estar do animal. Confira esse texto: 5 dicas para proteger o gado do calor excessivo.

Não pare seus conhecimentos aqui!

Por fim, te convidamos para conhecer o canal da Boi Saúde no YouTube.

Lá você encontra dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro, em formato de vídeo. Tudo isso de forma gratuita! É isso mesmo! Acesse: Boi Saúde no YouTube.

Então, aproveite e se inscreva no canal e não perca nossas atualizações, combinado?

Nos vemos na próxima dica, amigo produtor. Até lá!

 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*