Sêmen de boi: como comprar

Uma das principais características de uma pecuária de alta produtividade é a genética. E a tecnologia a cada ano nos traz inovações surpreendentes que potencializam a reprodução bovina. O sêmen de boi é uma delas. O produtor pode aumentar o potencial genético do rebanho sem mesmo ter o touro reprodutor na propriedade, basta adquirir o material e implementar uma boa estação de fertilização.

As vendas do sêmen de boi crescem a cada ano. Para se ter uma ideia da procura, de 2018 para 2019, houve um aumento de 18% na procura. Esse dado é da  Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia). Entre as raças que têm mais procura estão nelore, brahman, angus e brangus, que são as consideradas nobres.

As vantagens da compra de sêmen pode ser implementadas para a pecuária de corte e de leite. O principal objetivo é proporcionar o melhoramento genético, com foco no aumento da produção e, consequentemente, da qualidade. Outro impacto positivo é o desenvolvimento e criação cada vez mais saudáveis e resistentes a doenças. Isso proporcionar redução de impactos econômicos com medicamentos e até possíveis descartes.

 

Dicas para compra de sêmen de boi 

 

Antes de mais nada, confira informações e levante histórico da empresa/laboratório que fará a transação;

Solicite histórico do touro e possíveis descendentes;

Pergunte sobre todos os cuidados necessários com o material para manter a qualidade e te realmente o sucesso na IATF. E se esse tema ainda é desconhecido para você, consulte a dica: Melhor época para IATF de bovinos. 

O sêmen pode ser congelado, resfriado e fresco. Estude qual é a melhor forma para obter o material e inseminação nas suas vacas.

E por falar em vacas, não esqueça de manter as matrizes muito bem nutridas e com escore corporal ideal para receber a inseminação. Não basta investir em um sêmen de alta qualidade, se dentro da porteira o trabalho não é feito de forma adequada. Para saber mais, acesse: Matriz bovina: a nutrição ideal a partir do escore corporal.

 

sêmen de boi - Sêmen de boi: como comprar
Sêmen de boi pode garantir melhoramento genético para o rebanho. – Foto: Ricardo Paino Beltrame.

Mercado

 

Se o seus bovinos têm uma boa qualidade de genética, seja por meio de aquisição de animais já adultos, seja por meio de sêmen de boi comprado, investir no mercado de reprodução bovina pode te render boa lucratividade.

O Brasil está crescendo como fornecedor de material genético para diversos países, além do atendimento do mercado nacional. A dica fundamental aqui é verificar se há estrutura física para atender a demanda de coleta e também armazenamento do material. E ainda, manter sempre a saúde do touro em dia.

A saúde do touro reprodutor precisa ser monitorada e demanda de tratamento no cocho para manter a nutrição em dia. E consequentemente, a qualidade de toda a demanda sexual e reprodutiva.

Para saber mais, acesse: Comprar touro reprodutor é investimento para a propriedade

 
Boi Saúde Logo Preto - Sêmen de boi: como comprar

Ração para Vaca de Cria:
Receita para recuperar o escore corporal!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*