fbpx

Por que devo selecionar a qualidade do rebanho

A qualidade dos seus animais é o que vai determinar a qualidade dos produtos que você entregará aos seus compradores. Não importa que você tenha a melhor estrutura, ofereça os suplementos mais caros do mercado e seu pasto seja nutritivo. A genética dos animais conta muito no quesito produtividade, lucro e qualidade da carne ou leite. Para que você não tenha dúvidas no momento da compra de bovinos para seu gado, seja para reprodução, seja para recria e terminação, confira o que é necessário analisar para evitar prejuízos e ter alto desempenho e porque você deve selecionar a qualidade do rebanho.

Porque devo selecionar a qualidade do rebanho

Quando um único animal que não tem a qualidade genética compatível com o rebanho, sendo inferior aos demais que já estão na propriedade, é inserido na propriedade, a produtividade pode ser afetada.

Caso esse bovino seja direcionado à reprodução, os prejuízos no desempenho são maiores ainda. A genética desse animal irá repercutir na próxima geração, impactando negativamente o lucro.

Quando um animal de qualidade inferior é integrado no rebanho, os prejuízos são os seguintes:
  • Produto de qualidade inferior;
  • Recorrência de doenças;
  • Maior incidência de parasitas;
  • Eficiência alimentar abaixo do esperado.

Para evitar essa situação, fique atento às seguintes características no momento de aquisição de um novo animal:

Verifique como é a reputação do criador no mercado

Pesquise sobre o histórico de vendas do criador. Hoje com a internet, fica muito mais fácil encontrar algum problema e até mesmo os elogios sobre a qualidade dos animais vendidos e também se houve alguma dificuldade na transação.

Procure comprar de locais com boa referência como leilões e fazendas já conhecidas no mercado. As associações de criadores de raças exercem um papel extremamente importante e podem te auxiliar na indicação de criadores com animais de boa genética.

Peça o registro genealógico 

Esse documento inclui o histórico do animal, comprovando a origem dele. Com isso, você tem um comprovante que está adquirindo um bovino realmente com as características indicadas pelo vendedor.

Para animais direcionados à reprodução, o registro genealógico é fundamental.

Participe de leilões nem que seja como ouvinte

Quando começar o interesse na compra por gado, comece a participar de eventos. Interagir com esse mercado e com pessoas que fazem parte dele é essencial para adquirir experiência.

O contato com esses profissionais também trará trocas positivas sobre atividades do manejo e te farão prosperar de uma maneira muito positiva e surpreendente.

Ter esse contato, inclusive, irá proporcionar crescimento e evitar erros que os pecuaristas já cometeram, além de promover a união da nossa categoria.

Melhore a genética do seu rebanho aos poucos 

No momento que estamos iniciando na pecuária, são tantos detalhes que, muitas vezes, nem pensamos no impacto da genética na produção. Mas não se preocupe, que você pode melhorar esse quesito aos poucos, a partir da aquisição de novos animais e selecionar a qualidade do rebanho.

Caso precise comprar um touro, analise as características essenciais que atestam uma boa fertilidade. Avalie se no couro há marcas de parasitas que podem ter impactado a saúde daquele animal. Analise os testículos. O brilho dos olhos e dos pelos também são importantes. Aprumos são outros detalhes que não devem passar em branco. Aproveite e leia: Como evitar problemas no aprumo do casco bovino?

O exame físico é apenas o primeiro passo. As próximas ações são buscar matrizes que tem sejam compatíveis com a raça e genética e focar no manejo diário com atenção especial no cocho.

Afinal, não basta investir na compra de um bom touro e de matrizes de alta genética, para que bezerros nasçam com um diferencial produtivo. Como citamos na frase acima, o que você oferece no cocho é fundamental para o obter o resultado esperado, não apenas no número de nascimento, mas no peso desses bezerros já no nascimento.

A ração certa para matrizes com a virginiamicina como ingrediente, além de produzir bezerros mais pesados, protege as vacas de cria reduzindo drasticamente as chances de distocia bovina e retenção de placenta.

Confira uma receita de ração para vacas de cria e melhore sua produção:

 


banner banner
 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*