Imprevistos acontecem na pecuária, aliás, em todas as áreas que envolvem negócios e finanças, riscos são fatores que devem estar calculados. E com os bovinos, há várias situações que podem proporcionar prejuízos. Com isso, te fazemos a seguinte pergunta: Você já pesquisou ou pensou em fazer um seguro de gado?
Como falamos no início do texto, é comum nos deparamos com colegas produtores que tiveram algum tipo de prejuízo com o gado de um dia para o outro. Infelizmente, o índice de produtores que tem esse tipo de seguro é muito baixo. Segundo o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), apenas 1% dos produtores rurais brasileiros tem seguro para gado.
Claro que há diversos tipos de cobertura e planos, de acordo com corretoras de cada cidade. Porém, a propriedade pode adquirir uma segurança sobre alguns riscos sanitários. E até mesmo fenômenos da natureza que estão fora do alcance do domínio do produtor. Cada um tem uma taxa de cobertura específica que varia de acordo com a raça e tipo de perda do animal.
O mercado de seguro de gado cresceu tanto com grande projeção nacional que grandes empresas do ramo aderiram planos específicos para a área rural.
Por que fazer seguro de gado?
Os seguros próprios para o gado podem cobrir mortes por:
- epidemias;
- abortos;
- doenças;
- intoxicação (de forma acidental, como plantas, por exemplo);
- envenenamento (de forma acidental).
E fenômenos da natureza, como:
- raios;
- incêndios;
- ondas de calor.
Reforçamos aqui que cada corretora e empresa tem regras e seguros específicos. Por isso, pesquise bem para que encontre um seguro de acordo com suas necessidades.
Outra dica muito importante é leia sempre com muita atenção o contrato. Se tiver alguma dificuldade sobre termos técnicos, antes de assiná-lo, consulte um advogado que possa te orientar.
Já que os raios são um problema nas propriedades, te daremos uma dica simples e que pode evitar perdas: Como prevenir morte de bois por raio e descargas elétricas.E como as ondas de calor também podem ser inseridas nas cláusulas, confira essas outras orientações: 5 dicas para proteger o gado do calor excessivo.