Saiba tudo sobre o boi caracu

Gostou? Compartilhe!

Uma dúvida muito comum é qual raça escolher para a produção de gado de corte. O mais indicado é levar em consideração a região, o clima e a fase de criação para ter uma escolha assertiva.

Você já pensou em produzir boi caracu? Nesta dica, a Boi Saúde traz informações sobre a raça, que é muito interessante para a nossa pecuária. Portanto, te convidamos para assistir o vídeo abaixo do nosso consultor, José Carlos Ribeiro e, claro, ler esse conteúdo até o fim.

E lembre-se: no final do texto, não deixe de comentar o que achou das dicas. Caso tenha alguma dúvida, escreva pra gente também. Será um prazer te responder.

 

 

Disparada, a Nelore é a raça mais utilizada na pecuária e uma excelente escolha. Tem boa adaptação ao nosso clima tropical, principalmente nas regiões mais secas. A raça é de origem indiana e chegou ao Brasil por Salvador, na Bahia, ainda em 1868. Apenas em nosso país, temos 100 milhões de cabeças de gado nelore. É um rebanho e tanto, não é mesmo? Para saber mais, acesse: Nelore: conheça a raça bovina mais produzida no país.

Em primeiro lugar, para quem ainda não conhece, o gado Caracu é uma raça que está a mais de 400 anos no Brasil e tem evolução genética desde a década de 80. Em segundo lugar, é reconhecida como patrimônio da pecuária nacional. Antes das chegadas dos Zebuínos ao Brasil, era a principal raça.

Hoje, no Brasil, existem aproximadamente 50 mil cabeças consideradas puras. Algumas características físicas são: pelo curto nas cores amarelo claro ou amarelo alaranjado, prepúcio alto e orelhas pequenas. É mocho, ou seja, não tem chifres. Além disso, é considerado o gado europeu com maior adaptabilidade no Brasil.

 

boi caracu
Boi caracu tem boa adaptação ao clima brasileiro. – Foto: ABC Caracu

As principais características do boi caracu 

 

  • Rusticidade e resistência ao calor;
  • Fertilidade superior a 80%;
  • Resistência aos parasitas;
  • Docilidade;
  • Facilidade no ganho de peso e precocidade;
  • Habilidade materna;
  • Casco duro e preto;
  • Longevidade.

A nossa dica de ouro é o cruzamento Caracu x Nelore. O resultado é ótimo. Contudo, você irá introduzir as características europeias de qualidade da carne no rebanho Nelore. Inclusive, alguns institutos fizeram uma parceria e realizaram o cruzamento com grande sucesso no resultado.

Por fim, se você quiser saber mais detalhes sobre a raça Caracu, a Boi Saúde preparou um material exclusivo com as informações necessárias para a tomada de decisão sobre a produção.

E não termine essa dica sem deixar seu comentário. Afinal, a sua opinião é muito importante para o nosso trabalho.

 

Conteúdo em vídeo…

 

Outra maneira de se atualizar e obter conhecimento sobre produção de gado é pelo nosso canal de vídeos.

Toda semana, uma nova dica é publicada focada sempre te proporcionar maior produtividade. Tudo isso de forma totalmente gratuita. Pois é. Por isso, não perca tempo! Acesse agora e confira: Boi Saúde no YouTube.

Aproveite e se inscreva no canal e não perca nossas atualizações.

A Boi Saúde deseja muita prosperidade nos seus negócios.

Nos vemos na próxima dica, amigo produtor. Então, até lá!

 
banner banner
 

Um pensamento em “Saiba tudo sobre o boi caracu”

  1. Olá, e o cruzamento entre angus e nelore este cruzamento vem aumento por causa também da precosidade deste animal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*