Régua de manejo de pastagem: saiba como funciona

A régua do manejo de pastagem é utilizada para medir de forma adequada a forragem disponível no pasto. É importante conhecer a densidade das plantas e a massa das folhas para obter um bom resultado do consumo.

A régua de manejo de pastagem é um instrumento simples baseado na altura (cm) como orientação de manejo. A própria Embrapa desenvolveu um modelo para as pastagens brasileiras, com foco na nossa produção. Esse modelo pode ser utilizado para todos os tipos de forrageiras, menos para a Brachiaria decumbens.

 

Captura de Tela 2019 12 02 às 14.31.44 - Régua de manejo de pastagem: saiba como funciona
Régua de manejo de pastagem: saiba como funciona. – Foto: Reprodução Internet

Esta imagem representa o modelo da Régua de manejo de pastagem desenvolvido pela Embrapa.

O instrumento funciona da seguinte forma:

A faixa verde indica a condição adequada de uso, aquela em que se dá o melhor desempenho animal e a manutenção da produtividade da pastagem.

A faixa vermelha indica as situações em que o manejo está inadequado: na superior, do subpastejo, o pasto passou do ponto perdendo o valor nutricional.

 

Régua de manejo de pastagem: Condições da pastagem 

 

É importante que, no momento da saída, a forrageira esteja em condições adequadas para se estabelecer e não entrar em fase de degradação. A utilização da régua é um ótimo indicativo para que o gado consuma o pasto no seu ápice nutricional. E uma forma de promover a recuperação saudável da forrageira.

Uma dica é não ultrapassar o número de 100 animais por lote. Além da competição por pasto e alimentação e suplementação no cocho ser maior, o risco de conflitos por disputa por território é menor.

Ainda, fazer o manejo no pasto durante todo o ano evita problemas como parasitas, degradação do solo e garante uma melhor qualidade dessas forrageiras que serão a base alimentar o seu gado. Para aprender como manter seu pasto verde, te orientamos na dica: Manejo de pastagem correto aumenta o peso do animal

Um outro alerta é não descuidar do que é oferecido no cocho. Mesmo o gado entrando no pasto no ápice indicado pelo régua de manejo de pastagem, sal proteinado, sal mineral e a virginamicina, auxiliam na manutenção e engorda.

 

Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica Qual a altura ideal da pastagem no período das águas?

 

Referência:
Régua de Manejo de Pastagens – edição revisada. Comunicado Técnico 135. Embrapa.

 
Volumoso de Cana de Açúcar - Régua de manejo de pastagem: saiba como funcionaVolumoso de Cana de Açúcar mobile - Régua de manejo de pastagem: saiba como funciona
 

2 pensou em “Régua de manejo de pastagem: saiba como funciona”

  1. José Augusto B da Silveira disse:

    Gostei da matéria, estou iniciando a atividade de gado de corte, preciso aprender muito, essas matérias são boas para nós direcionar.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá José, obrigado pelo comentário, continue nos acompanhando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*