Manejo de pastagem correto aumenta o peso do animal

Gostou? Compartilhe!

Qual a altura ideal da pastagem para o rebanho na entrada e saída do pasto? Se esse é um dos seus questionamentos dentro da pecuária fique tranquilo, pois a dica de hoje vai te ajudar. A Boi Saúde vai te explicar como fazer o manejo de pastagem.

Ou seja, você vai ficar por dentro sobre como converter a pastagem em peso/animal. Esse conceito se aplica no manejo de pastagem.

No final, não deixe de comentar o que achou das dicas. Caso tenha alguma dúvida, escreva pra gente também. Será um prazer ajudar você.

Então, vamos começar?

 

 

Em primeiro lugar, o ideal é não deixar a pastagem crescer demais, mas também nem baixar muito. Isso porque quando a pastagem cresce além do limite, resulta em um alimento fibroso e com baixo índice de proteína. Se a pastagem baixa muito, o animal consome o caule da planta e por consequência dificulta a rebrota.

 

Manejo de pastagem correto aumenta o peso do animal
Manejo de pastagem correto aumenta o peso do animal. – Foto: Reprodução Internet

Dica sobre manejo de pastagem

 

Atualmente, o padrão é ter um animal por hectare em regime extensivo. É uma forma sustentável, pois oferece condições e tempo do pasto se reerguer. Dessa forma, o animal poderá consumir o ano todo.

Se na propriedade o trabalho é feito com o capim mombaça, em um pastejo rotacionado e adubado, a altura ideal de entrada dos animais é de 90 centímetros. O rebanho consome até os 40 centímetros, tamanho ideal para recuperação sadia. Portanto, o desafio do produtor é manter esse equilíbrio entre altura máxima e altura mínima.

O tamanho do capim pode ser mensurado com uma régua de madeira com altura entre 1 metro e 1m20cm.

Por exemplo: marque em verde a altura da pastagem de entrada. Em vermelho, a pastagem de saída. Um método simples de manejo de pastagem, sem custo e que traz grande efetividade para o produtor.

Contudo, preservar a pastagem, proporcionando sempre que ela cresça novamente, traz um benefício para a propriedade como um todo. Além de promover economia com a alimentação, ao suprir necessidades nutricionais com esse pasto. Afinal, manter a fauna e a flora ao redor é fundamental para manter um equilibro em todo o ecossistema.

Para saber como é feito o pastejo rotacionado, acesse o conteúdo a seguir: Pastejo rotacionado

Amigo produtor, essa dica trouxe mais conhecimento para a sua pecuária? Então compartilhe com a gente seu aprendizado! Sabe como? Deixando sua opinião aqui nos comentários!

Agora, se você já tem experiência sobre o assunto, compartilhe aqui com a gente. Vamos trocar conhecimento e fortalecer nosso agro!

 

Boi Saúde no YouTube

 

Você sabia que a Boi Saúde tem um canal no YouTube com mais informações e diversos materiais em formato de vídeos? Pois é!

Todo o conteúdo disponibilizado por lá é totalmente gratuito. Você terá dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro. Então, acesse agora e aproveite de todo o conteúdo já disponibilizado por lá: Boi Saúde no YouTube.

A cada semana tem um vídeo novo. Aproveite e se inscreva no canal e não perca nossas atualizações.

Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!

 
banner banner
 

Qual o tamanho ideal de pastagem?

O ideal é não deixar a pastagem crescer demais, nem baixar muito. Quando a pastagem cresce além do limite, resulta em um alimento fibroso e com baixo índice de proteína. Se a pastagem baixa muito, o animal consome o caule da planta e dificulta a rebrota.

Como mensurar o tamanho do capim?

O tamanho do capim pode ser mensurado com uma régua de madeira com altura entre 1 metro e 1m20cm. Por exemplo: marque em verde a altura da pastagem de entrada. Em vermelho, a pastagem de saída. Um método simples de manejo de pastagem, sem custo e que traz grande efetividade para o produtor.

Qual o número ideal de animais por hectare?

Hoje o padrão é ter um animal por hectare em regime extensivo. É uma forma sustentável, pois oferece condições e tempo do pasto se reerguer. Dessa forma, o animal poderá consumir o ano todo.

Qual o benefício de preservar a pastagem na propriedade?

Além de promover economia com a alimentação, ao suprir necessidades nutricionais com esse pasto, ajuda manter a fauna e a flora ao redor, que é fundamental para conservar o ecossistema.

6 pensou em “Manejo de pastagem correto aumenta o peso do animal”

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Luiz Eduardo, muito obrigado por nos acompanhar. Interessante, poderia me enviar por e-mail por favor? josecarlos@boisaude.com.br

  1. Israel Cavalcante da disse:

    Uma pergunta, para o pastejo rotacionado a proporção de 1 rez por hectare é mantida? E qual as alturas corretas para cada tipo de capim, dos mais usuais como brachiaria (brachiaria), a Brachiaria MG5 e outros mais comuns como andropolgo, humendicola?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Israel, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  2. Rogerio de Souza Santos disse:

    Sou um pequeno produtor cri um.sete rezes por hectareuso proteinado o ano todo..

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Rogério, que bacana, continue nos acompanhando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*