Manejo de pastagem correto aumenta o peso do animal


Entenda como fazer o manejo de pastagem.

Qual a altura ideal da pastagem para o rebanho na entrada e saída do pasto? A dica desse post é sobre como o produtor pode converter a pastagem em peso/animal. Esse conceito se aplica no manejo de pastagem.

O ideal é não deixar a pastagem crescer demais, nem baixar muito. Quando a pastagem cresce além do limite, fica como um alimento fibroso e com baixo índice de proteína. Se a pastagem baixa muito, o animal consome o caule da planta e dificulta a rebrota.

Manejo de pastagem correto auxilia na lucratividade
Manejo de pastagem correto auxilia na lucratividade

Dica sobre manejo de pastagem

Hoje o padrão é ter um animal por hectare em regime extensivo. É uma forma sustentável, pois dá condições e tempo do pasto se reerguer. Assim, o animal poderá consumi-lo o ano todo.

Se na propriedade, o trabalho é feito com o capim mombaça, em um pastejo rotacionado e adubado, a altura ideal de entrada dos animais é de 90 centímetros. O rebanho consome até os 40 centímetros, tamanho ideal para recuperação sadia. O desafio do produtor é manter esse equilíbrio entre altura máxima e altura mínima.

O tamanho do capim pode ser mensurado com uma régua de madeira com altura entre 1 metro e 1m20cm. Marque em verde a altura da pastagem de entrada e em vermelho, a pastagem de saída. Um método simples de manejo de pastagem, sem custo e que traz grande efetividade para o produtor.

Preservar a pastagem, proporcionando sempre que ela cresça novamente, traz um benefício para a propriedade como um todo. Além de promover economia com a alimentação, ao suprir necessidades nutricionais com esse pasto. Manter a fauna e a flora ao redor é fundamental para manter um equilibro em todo o ecossistema.

Para saber como é feito o pastejo rotacionado, clique:

Pastejo rotacionado

 

 

Receita GRÁTIS de Volumoso de Cana-de-Açúcar para maior nutrição e economia na propriedade.


topo
Bitnami