Quanto custa um touro de alta performance e como produzir?

Qual produtor não quer ter uma produtividade sempre em alta? Os que atuam com reprodução na propriedade precisam ficar atentos aos cuidados necessários para se ter touros de alta performance. Nesse caso, detalhes e quanto custa um touro fazem toda a diferença, desde o momento da aquisição do animal até a estação de monta. E é neste texto que você saberá como proceder e quanto custa um touro. Vamos lá?

Antes de mais nada, a Boi Saúde vai te informar dados preciosos para seu conhecimento:

A vida de cobertura desse reprodutor tem início em torno de 30 meses de idade até 8 anos. Alguns animais podem chegar até os 10 anos reproduzindo. O ideal é ter um reprodutor para cada 25 e 30 vacas.

 

Classificação e quanto custa um touro de alta performance? 

 

É um bovino direcionado para a reprodução, porém com alta genética. O produtor precisa estar consciente que todos os animais direcionados para a monta terão seus genes e características reproduzidas nos novos animais. Por isso, investir em bovinos que tenham uma genética elevada e diferenciada é questão de melhoria do plantel a cada nova fase de nascimentos.

 

Alimentação e nutrição 

O que você oferece para seus bovinos destinados à reprodução? O ideal é desenvolver um plano nutricional que seja seguido à risca na seca e no período das águas. Assim, toda a demanda nutricional será suprida nessas duas fases, sem prejudicar o desempenho reprodutivo dos touros de alta performance.

Além da pastagem, que é fonte de alimentação e engorda principal do gado, é preciso reforçar a nutrição no cocho. O solo brasileiro é fértil, mas alguns componentes têm índices abaixo do necessário para manter uma boa saúde, ainda mais quando falamos de reprodução.

Tudo o que é oferecido no cocho precisa ter uma qualidade superior. O combo sal proteinado, sal mineral e a virginiamicina potencializam a engorda e deixam a desnutrição de lado. Os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo ficam em dia e deixam o bovino saudável a ponto de reproduzir da forma esperada.

 

Infertilidade

A infertilidade é um grande problema no agronegócio. Muitos produtores fazem grandes investimentos em animais reprodutores que podem se tornar inférteis ao longo do tempo. Por isso, é importante estar sempre atento e prevenir a infertilidade em touros.

O problema acontece quando não há produção de espermatozoides saudáveis que garantem a fecundação do óvulo, seja pela monta natural, seja pela inseminação. E as principais causas são doenças, como a brucelose, e características que podem ser evitadas com cuidados nutricionais e bem-estar animal. Por isso, a suplementação é mais que indicada, é obrigatória.

Solicite ao seu veterinário, o  exame andrológico que proporciona ao proprietário uma análise completa das condições físicas e comportamentais que atuam diretamente na fertilidade. Além da indicação da qualidade do sêmen ( volume, cor, viscosidade e pH) e da libido do animal (apetência do touro para cobrir as vacas). E também detecta a presença de agentes infecciosos e as condições dos  órgãos genitais internos como glândulas vesiculares e próstata e externos.

 

touro de alta performance - Quanto custa um touro de alta performance e como produzir?
Touros de alta performance têm boa genética e cuidados específicos. – Foto: Fazenda Tufubarina.

Fique atento aos seguintes aspectos: 

 

  • Deficiência nutricional: muitos produtores não oferecem suplementação adequada para o animal. Quando se trata de reprodução, o fósforo, elemento que atua nessa regulação, precisa ser oferecido, além da ração e pastagem. Esses componentes nutricionais, assim como os minerais, auxiliam também na prevenção da perda de peso e garante vitaminas e nutrientes para manter a saúde em dia;
  • Brucelose: doença infecciosa nos animais que causa aborto e  infertilidade. A vacina para prevenção da doença é a B19. Deve ser aplicada somente nas fêmeas entre três a oito meses. A dosagem é de 2 ml por animal, via subcutânea na tábua do pescoço;
  • Outras doenças que afetam a fertilidade de touros e vacas são a vibriose, tricomonose e leptospirose.

 

Estação de monta 

 

O melhor momento para a monta, amigo produtor, é entre novembro e janeiro. A justificativa é muito simples. Essa é a fase mais produtiva devido às águas. Pasto abundante, gado bem nutrido e saudável. Tudo isso reflete em um alta fertilidade.

Por isso, sempre indicamos que você se organize para que sua monta seja entre esses meses: novembro, dezembro e janeiro. Ainda, ter uma programação com foco na reprodução, garante que todos os bezerros nasçam na mesmo época. O reflexo é mais facilidade na comercialização, já que terá muitos animais com a mesmo idade no plantel.

Ainda na estação, é necessário ter um espaço para a recuperação desse reprodutor e das vacas. Essa atitude promove uma boa qualidade ao seu rebanho.

Existe também a inseminação artificial que potencializa a genética do gado. Para saber mais, acesse: Método reprodutivo para bovinos: saiba escolher o melhor.

 

Na compra, quanto custa um touro, fique atento: 

 

A escolha do touro ideal varia de acordo com as características de cada propriedade, assim como a região do país. Caso a propriedade atue com o sistema de recria, mas os animais passam por estresse devido ao clima e pela falta de vermífugos, sofrem frequentes infestações de carrapato, os touros zebuínos são os mais indicados.

  • Se for para raça de corte, opte pela raça nelore ou brahman. As duas têm boa qualidade no ganho de peso e são animais rústicos. Contam também com boa eficiência alimentar;
  • Caso escolha pela nelore, analise a mobilidade desse animal para checar se existem aprumos, cascos, articulações;
  • Observe narinas e boca largas, pescoço longo. Ombros largos em relação à traseira;
  • Aparelho reprodutor e testículos devem estar saudáveis, bem desenvolvidos e com bom diâmetro escrotal;
  • O prepúcio do animal tem que ser curto para diminuir a incidência de parasitas e lesões dentro da propriedade;
  • Já no touro Brahman, o tórax precisa ser profundo, as costelas espaçadas. Lombos e garupas volumosas, orelhas médias e arredondadas.

Essas são algumas dicas para que você potencialize sua reprodução. A nossa pecuária é feita por detalhes e mais que estar atento nas fases pré-reprodução e durante a monta, o diagnóstico e os cuidados durante a gestação e nascimento são importantes para garantir uma boa saúde ao animal recém-nascido.

Para complementar seus conhecimentos, acesse a dica: Qual a melhor época para bezerro nascer: águas ou seca?

 
SAL PROTEICO ENERGÉTICO - Quanto custa um touro de alta performance e como produzir?SAL PROTEICO ENERGÉTICO MOBILE - Quanto custa um touro de alta performance e como produzir?
 

2 pensou em “Quanto custa um touro de alta performance e como produzir?”

  1. FRANCISCO GEOVANE disse:

    Olá, vi que vc indicou o brhama ou nelore? Oq vc acha do senepol para corte?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*