Método reprodutivo para bovinos: saiba escolher o melhor

 

Com certeza você já se perguntou qual o melhor método reprodutivo para bovinos na sua propriedade. Monta natural, inseminação artificial e inseminação artificial em tempo fixo são alguns dos métodos mais utilizados no Brasil.

Para escolher qual o mais adequado, o produtor precisa estudar a realidade da propriedade.

 

Conheça os tipos de método reprodutivo para bovinos

 

Monta natural: cruzamento do macho e da fêmea, sem interferência humana. A vantagem é que não necessita de mão de obra especializada no processo. A desvantagem é a indefinição da data de cobertura desse animal.

Inseminação artificial: quando o sêmen é introduzido diretamente no útero da matriz, com início da gestação de forma natural. Apenas há interferência humana na implantação no útero. A vantagem é a utilização de sêmen congelado de touros que não estão mais vivos, mas possuíam uma genética de ponta. A desvantagem é o uso de mão de obra especializada com custo e a taxa de prenhez é muito baixa porque é preciso identificar se a vaca está no cio naquele momento.

Inseminação artificial por tempo fixo: são vários protocolos de IATF muito conhecidos no Brasil, nos quais utilizam medicamentos na matriz para ovular no momento da inseminação. A vantagem é uma alta taxa de prenhez e como desvantagem é a necessidade de mão de obra especializada. O custo é alto devido a tecnologia e insumos utilizados.

 

Entenda qual o melhor método reprodutivo para bovinos para a sua propriedade
Entenda qual o melhor método reprodutivo para bovinos para a sua propriedade

Fatores para escolha

 

Se na sua propriedade há uma quantidade de matrizes com um touro  que as atenda, compensa investir em um bom reprodutor, com genética de alta qualidade para evoluir o plantel.

Se a quantidade de matrizes for inferior ou superior para um touro, estude a possibilidade de realizar a inseminação. O investimento será bem feito e a evolução genética do plantel estará garantida. Nessa análise, aquele ditado “o barato sai caro” pode servir como conselho.

Se o método da sua propriedade é a monta, acesse nossa dica e complemente esse processo: Estação de monta: melhore a reprodução.

 

Receba em seu E-mail:
Receita de ração para bezerros engordarem mais rápido.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami