Sabemos que o período das águas é considerado de fartura na pecuária brasileira. Isso se deve ao pasto verde e com crescimento contínuo, o que oferece quando grande quantidade de nutrientes aos animais. O resultado? Um gado com engorda fácil e rápida. Porém, mesmo com capim em abundância, é preciso oferecer como suplemento bovino no período das águas. Você deve estar se perguntando por que, não é mesmo? Mas é nessa época que começamos a preparar nossos animais para a época tão temida: a seca!
Outro ponto muito importante que justifica a suplementação no período das águas é a reprodução que acontece entre novembro e janeiro. Manter a saúde sexual e reprodutiva do touro e da matriz em dia faz com que no próximo ciclo estarão saudáveis para manter a expansão do seu plantel em dia. E quanto mais bezerros nascendo, mais o lucro da propriedade. Nas linhas abaixo, entenda quais são os suplementos mais adequados para a época chuvosa. Dessa forma, sua produtividade terá uma linha de crescimento o ano todo.
Os suplementos complementam os nutrientes escassos no solo. Mesmo com muito pasto à disposição, o produtor precisa saber quais tipos de vitaminais e minerais que a pastagem tem naturalmente. As que faltam podem ser repostas diretamente no cocho. Além de promover uma engorda efetiva, protege contra doenças e parasitas.
Qual suplemento bovino no período das águas devo usar?
Sal mineral
Esse elemento auxilia no ganho de peso vivo do animal devido aos componentes que não são encontrados na ração e no pasto. A principal informação que o produtor deve averiguar no momento da compra é a composição nutricional. Pois, a formulação precisa conter todos os itens que a pastagem da propriedade não proporciona aos bovinos. Para saber sobre quais componentes o solo da pastagem é pobre, basta fazer uma análise. Para isso, acione a vigilância sanitária local, pois algumas oferecem esse tipo de serviço. Ou até mesmo empresas particulares. O custo não é muito alto e conhecer a deficiência é fundamental para complementar a alimentação com o sal mineral correto. Para saber a dosagem, clique na dica e informações complementares, clique na dica: Como aumentar e diminuir o consumo do sal mineral.
Sal proteinado
Tem o uso indicado durante todo o ano. É um componente que aperfeiçoa o aproveitamento dos nutrientes, reduz o tempo para o abate e promove excelentes resultados na pecuária de leite e corte, além de evitar queda na produtividade e o uso é necessário. O sal proteinado nada mais é que um suplemento enriquecido com proteína. Além desse macronutriente, oferece minerais complementares para manter ou repor a deficiência no organismo do animal como: cálcio, ferro, zinco, fósforo, vitaminas A e E, entre outros. A deficiência mineral causa um quadro de sintomas gerais no gado, que afeta diretamente o dia a dia do animal. Para saber tudo sobre o sal proteinado, te ajudamos com a dica: Sal proteinado: entenda como o uso potencializa os bovinos
Virginiamicina como suplemento bovino
No período das águas, o suplemento ativa o organismo do bovino. Auxilia e faz com que chegue à seca bem nutrido e saudável. Essa ação previne a perda rápida de peso. Além de doenças por falta de nutrientes. É misturada na alimentação, ao adicionar 0,5 kg do produto em 25 kg de sal mineral e oferecer o produto final após a mistura à vontade aos animais.
Ureia
A ureia deve ser sempre oferecida misturada a algum outro elemento e nunca ser oferecida aos animais em jejum. Portanto, oriente os responsáveis pela tarefa, a oferecerem outra alimentação, após longos períodos de manejo. Para saber mais sobre o uso e seus cuidados, acesse: Como usar ureia na alimentação dos bovinos.
Acesse o canal da Boi Saúde no YouTube
bom dia,
qual a quantidade de suplemento devo dar ao dia no período das águas para 81 cabeças de gado de corte
Olá Cyntia, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!