Você sabia que existe uma quantidade ideal de consumo de sal mineral por bovinos por cabeça de gado ao dia? Pois é!
Analisar o consumo no cocho é tarefa que deve ser feita diariamente, pois se estiver abaixo do indicado, pode ser um aviso de que algo não vai bem com a saúde dos animais. Além do desperdício de investimento, já que a compra do sal mineral é um gasto considerável nas despesas da propriedade.
Portanto, na dica de hoje, a Boi Saúde vai te explicar como aumentar o consumo de sal mineral por bovinos.
Caso tenha alguma dúvida, você já sabe: escreva para gente também, combinado? Será um prazer te responder!
Então, vamos lá!
Em primeiro lugar, ao introduzir o sal mineral no cocho, o produtor precisa fazer com o que o gado o consuma de forma adequada. E fazer com que seja agradável ao paladar dos animais.
Em segundo lugar, entre os elementos que proporcionam um sabor agradável ao sal é o cloreto de sódio. No momento da aquisição ou produção caseira, a porcentagem na composição precisa ter atenção. Pois ele é o responsável pela ingestão de consumo ideal.
Geralmente a dosagem recomendada pelas marcas mais encontradas no mercado é um consumo de 50 a 100 gramas animal/dia.
Consumo de sal mineral: aumentar ou diminuí-lo?
Como já vimos no texto um pouco mais acima, a quantidade de cloreto de sódio é o principal fator de aceitação ou rejeição pelos bovinos. Ou seja, se o sal está ficando em grande quantidade no cocho, o consumo está baixo e a quantidade do cloreto de sódio é alta. E se ao fim do dia, o cocho está sem resíduo, é porque está sendo consumido em excesso. E a quantidade do cloreto de sódio está abaixo do indicado.
Mas na pecuária, esse consumo precisa ser balanceado. Para isso, o produtor pode fazer uma mistura com o sal mineral, agregando melaço de cana, farelos, milho, levedura. Ou até mesmo, alguns produtos que auxiliam e mascaram o sabor intenso do sal. O que ajuda a rejeição e também faz com que o gado não o consuma em excesso.
Quer saber mais sobre como evitar a rejeição? Acesse a dica e fique por dentro: sal mineral e ração: como evitar a rejeição.
Como você oferece sal mineral aos seus bovinos aí na sua propriedade, amigo produtor? Escreva aqui nos comentários! Vamos compartilhar conhecimento e fortalecer nosso agro!
Conteúdo em vídeo
Não pare seus conhecimentos por aqui, amigo produtor!
Você sabia que a Boi Saúde tem um canal no YouTube com mais informações e diversos materiais em formato de vídeos? Pois é!
Todo o conteúdo disponibilizado por lá é totalmente gratuito e atualizado a cada nova semana!
Você terá dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro. Então, acesse agora e aproveite todo o conteúdo já disponibilizado: Boi Saúde no YouTube.
A Boi Saúde deseja muita prosperidade nos seus negócios. Nos vemos na próxima dica. Até lá!