Qual suplementação devo oferecer no periodo das águas?

 

Sabemos que o período das águas é considerado de fartura na pecuária brasileira. Isso se deve ao pasto verde e com crescimento contínuo, o que oferece quando grande quantidade de nutrientes aos animais. O resultado? Um gado com engorda fácil e rápida. Porém, mesmo com capim em abundância, é preciso oferecer suplementação no periodo das águas. Você deve estar se perguntando por que, não é mesmo? Mas é nessa época que começamos a preparar nossos animais para a época tão temida: a seca!

Outro ponto muito importante que justifica a suplementação no periodo das águas é a reprodução que acontece entre novembro e janeiro. Manter a saúde sexual e reprodutiva do touro e da matriz em dia faz com que no próximo ciclo estarão saudáveis para manter a expansão do seu plantel em dia. E quanto mais bezerros nascendo, mais o lucro da propriedade. Nas linhas abaixo, entenda quais são os suplementos mais adequados para a época chuvosa. Dessa forma, sua produtividade terá uma linha de crescimento o ano todo.

Os suplementos complementam os nutrientes escassos no solo. Mesmo com muito pasto à disposição, o produtor precisa saber quais tipos de vitaminais e minerais que a pastagem tem naturalmente. As que faltam podem ser repostas diretamente no cocho. Além de promover uma engorda efetiva, protege contra doenças e parasitas.

 

Suplementação no periodo das águas é obrigatória para crescimento da produtividade. Foto: Boy Fotógrafo
Suplementação no periodo das águas é obrigatória para crescimento da produtividade. Foto: Boy Fotógrafo

Qual suplementação no periodo das águas devo usar? 

 

Sal mineral

Esse elemento auxilia no ganho de peso vivo do animal devido aos componentes que não são encontrados na ração e no pasto. A principal informação que o produtor deve averiguar no momento da compra é a composição nutricional. Pois a formulação precisa conter todos os itens que a pastagem da propriedade não proporciona aos bovinos. Para saber sobre quais componentes o solo da pastagem é pobre, basta fazer uma análise. Para isso, acione a vigilância sanitária local, pois algumas oferecem esse tipo de serviço. Ou até mesmo empresas particulares. O custo não é muito alto e conhecer a deficiência é fundamental para complementar a alimentação com o sal mineral correto. Para saber a dosagem, clique na dica e informações complementares, clique na dica: Como aumentar e diminuir o consumo do sal mineral. 

 

Sal proteinado

Tem o uso indicado durante todo o ano.  É um componente que aperfeiçoa o aproveitamento dos nutrientes, reduz o tempo para o abate e promove excelentes resultados na pecuária de leite e corte, além de evitar queda na produtividade e o uso é necessário. O sal proteinado nada mais é que um suplemento enriquecido com proteína. Além desse macronutriente, oferece minerais complementares para manter ou repor a deficiência no organismo do animal como: cálcio, ferro, zinco, fósforo, vitaminas A e E, entre outros. A deficiência mineral causa um quadro de sintomas gerais no gado, que afeta diretamente o dia a dia do animal. Para saber tudo sobre o sal proteinado, te ajudamos com a dica: Sal proteinado: entenda como o uso potencializa os bovinos

 

Virginiamicina 

No período das águas, o suplemento ativa o organismo do bovino. Auxilia e faz com que chegue à seca bem nutrido e saudável. Essa ação previne a perda rápida de peso. Além de doenças por falta de nutrientes. É misturada na alimentação, ao adicionar 0,5 kg do produto em 25 kg de sal mineral e oferecer o produto final após a mistura à vontade aos animais. 

 

Ureia

A ureia deve ser sempre oferecida misturada a algum outro elemento e nunca ser oferecida aos animais em jejum. Portanto, oriente os responsáveis pela tarefa, a oferecerem outra alimentação, após longos períodos de manejo. Para saber mais sobre o uso e seus cuidados, acesse: Como usar ureia na alimentação dos bovinos. 

 

Total Corte Premium:

Suplemento vitamínico e mineral com virginiamicina para bovinos de corte em todas as fases de criação!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami