Qual a melhor pastagem para terras pouco férteis?

Existem muitas forrageiras disponíveis no mercado. Além das que já nascem naturalmente na propriedade e em torno dela. Saber escolher a melhor espécie para seu gado é essencial, principalmente a pastagem para terras pouco férteis. Já que o pasto é item importante na nutrição animal.

Para solos mais pobres com poucos nutrientes que impulsionam o crescimento do pasto, é preciso investir em forrageiras mais tolerantes a esse solo. Entretanto, o Brasil é reconhecido por ter solos com baixa fertilidade natural.

O que classifica uma terra infértil é o nível do pH que geralmente são abaixo de 5,5. Além da quantidade de  fósforo ser 1 mg/dm, já que o ideal é 30 mg/dm. Entre outros atributos como a saturação de alumínio. O fósforo precisa estar presente na alimentação diária do gado para manutenção da reprodução. Portanto, investir em uma boa pastagem é fundamental para a lucratividade.

 

Pesquise as pastagem para terras pouco férteis e aumente sua lucratividade
Pesquise as pastagem para terras pouco férteis e aumente sua lucratividade. – Foto: Reprodução Internet

Pastagem para terras pouco férteis

 

Para resolver o problema, não é preciso o produtor mudar da propriedade. Mas investir nas forrageiras certas para corrigir essas deficiências. Entre elas, estão:

  • braquiárias decumbens: considerada a melhor forrageira. Tem boa resistência na seca e resistência média no frio. Tem 90 dias como tempo de formação. Porém, é suscetível às cigarrinhas. Para combatê-las, acesse: como controlar as cigarrinhas das pastagens.
  • humidícola e dictioneura, ambas indicadas para solo inférteis;
  • andropogon: indicada para solos pobres, medianos e de alta fertilidade;
  • estilosantes-campo-grande: mistura de duas espécies de leguminosas. Tem baixa tolerância ao frio. Alta tolerância a encharcamento.
 
Boi Saúde Logo Preto - Qual a melhor pastagem para terras pouco férteis?

Total Corte Premium:
Suplemento vitamínico e mineral com virginiamicina!


10 pensou em “Qual a melhor pastagem para terras pouco férteis?”

  1. LUIZ OTAVIO GONCALVES DE PAULA disse:

    a brachiaria decumbes é a ideal para solos que contem muito cascalho, e qual o tamanho do capim na entrada do gado e o tamanho de saída

  2. LUIZ OTAVIO GONCALVES DE PAULA disse:

    plantei em minha propriedade a brizanta, pois a área plantada contém bastante cascalho, tive uma preferencia pois oferece um paladar melhor que a decumbes, você acha que fiz uma boa escolha

  3. A braquiária Piatã se adapta bem em solos arenosos ?

    1. Olá Rui tudo bem? Ela não é indicada para solos de baixa fertilidade, mas adapta-se bem em solos arenosos de média fertilidade. Recomenda-se a aplicação de calcário suficiente para elevar a saturação por bases do solo ao mínimo de 40%.

      1. Gostaria desse vídeo, meu capim e Mombaça

  4. Tuany Jose Alves Elias disse:

    Fiz um Piquet de capim monbasa e queria saber os cuidados que tenho, as coberturas que tenho que fazer, e o PH ideal do solo já que corrigir com calcário e depois super simples e agora vou planta com 20-00-20 mas não procurei um agrônomo e por isso não sei Eu se fiz certo. Peço a sua orientação.

    1. Bom dia, os cuidados com piquete de Mombaça são os mesmos com outros tipos de pastagem.
      Indico que você assista este vídeo e veja o conteúdo do texto. Vai lhe auxiliar nos manejos necessários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami