Principal motivo de uma vaca não emprenhar

Quando um produtor adquiri uma matriz para a propriedade, espera o nascimento de um bezerro como resultado daquele investimento. Mas o que pode acontecer quando a vaca não emprenhar? Quais serão os motivos para a ausência da gestação?

 

Ausência de cálcio e fósforo 

 

Entre os motivos, pode estar a falta de nutrientes essenciais que garantem uma boa reprodução bovina. Esses dois elementos são fundamentais e quando consumidos em baixa quantidade, há prejuízos na nutrição, reprodução e, claro, na engorda. Por isso, amigo produtor, para não estacionar toda a sua produção, não deixe de prestar muita atenção no manejo alimentar dos seus bovinos.

A falta de cálcio pode ocasionar raquitismo e alteração no desenvolvimento ósseo do bovino. No gado leiteiro, pode causar até convulsões, quando o consumo de cálcio é abaixo do necessário.

Para tirar suas dúvidas sobre a alimentação das matrizes, confira o texto: Nutrição ideal para vacas prenhas. 

 

Problemas na gestação, parto e pós-parto 

 

É muito importante o produtor acompanhar de perto as vacas prenhas e a evolução da gestação. Qualquer sinal fora do comum deve ser analisado. Existem alguns problemas que acometem as vacas como a retenção de placenta. Para saber como evitar o problema, clique na dica: Retenção de placenta pode ser evitada com suplementação.

 

vaca não emprenhar
Nutrição inadequada pode ser motivo da vaca não emprenhar. – Foto: Fazenda São Lourenço

Para evitar problemas de infecções no período pós-parto, não só para a matriz, mas para o bezerro recém-nascido, uma boa pedida é fazer um pasto-maternidade. Nesse local, apenas matrizes prenhas que estão para dar a luz ou bezerros de poucos semanas devem permanecer. O ambiente precisa estar limpo frequentemente. Além disso, o trânsito de outros animais deve ser evitado.

 

Touro reprodutor 

 

O problema da vaca não emprenhar pode ser também do touro reprodutor e não da matriz. Você já parou para refletir sobre a questão? O aprumo é um problema que evita a monta e provoca queda na taxa de reprodução da propriedade.

O assunto é tão importante que fizemos uma dica só sobre ele: Como escolher um reprodutor.

Existem alguns indício, mas sugerimos desde já um diagnóstico feito pelo veterinário de confiança. Ele é o profissional que poderá indicar algum motivo que possa estar impedindo a gravidez, principalmente, a partir de exames de imagem e laboratoriais.

 
Boi Saúde Logo Preto - Principal motivo de uma vaca não emprenhar

Ração para Vaca de Cria:
Receita para recuperar o escore corporal!


2 pensou em “Principal motivo de uma vaca não emprenhar”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami