Por meio da cotação bovina é possível acompanhar a variação da arroba. E a partir dessa informação, estar por dentro se o negócio é viável ou não.
Afinal, a venda do seu gado deve cobrir os custos da produção e ainda dar uma margem de lucro. E fazendo esse acompanhamento, é possível se chegar ao melhor momento para as negociações.
Várias instituições divulgam diariamente a cotação bovina. Portanto, escolha uma que seja referência na área e sempre que puder, dê aquela espiada.
Caso entre em um fluxo de oscilação, é bem importante entender quais são os motivos.
Nós da Boi Saúde sempre prezamos que o nosso leitor esteja muito bem informado. Conhecimento é poder. E ainda nos dá liberdade de melhores tomadas de decisão. Sempre com foco na nossa lucratividade. Além da redução de prejuízos, que podem ser evitáveis.
O que é cotação bovina?
É o preço que o mercado utiliza como base na compra e venda de bovinos.
Existem diversos fatores que influenciam. Desde a oferta de bovinos disponíveis, preço de moedas estrangeiras como dólar e euro. Embargos na importação e exportação. A imagem do país em âmbito internacional. Além disso, a sanidade animal também conta.
Enfim, são vários aspectos que determinam o quanto nosso produto valerá.
Para saber mais, não deixe de ler: Como o preço do boi gordo afeta a sua produção?
Por que o produtor rural deve acompanhar a cotação diária?
Em primeiro lugar, é possível acompanhar o quanto o mercado está pagando pelas arrobas do:
- Boi gordo castrado;
- Boi gordo inteiro;
- Vaca gorda;
- Bezerros;
- Novilhas.
Com o conhecimento desse número, é possível equilibrar os investimentos. Além disso, ter uma noção sobre como será a próxima venda.
Em segundo lugar, é essencial ter sempre a conta de lucro, receita e despesa. Com essa informação terá condições de avaliar se a sua propriedade é um negócio rentável. Ou ainda se você está pagando para manter a produção em dia. Por isso, ter a administração em dia é sempre aconselhável.
Se não sabe como atuar com essa organização, confira: Administração rural: mantenha em dia as finanças da propriedade
Insumos para alimentação
Além da cotação bovina, acompanhe também os preços dos grãos. Principalmente, se a ração oferecida na sua produção é baseada neles.
E já que citamos ração, como está a que é oferecida aos seus bovinos?
Se precisar de ajuda, conte com as nossas receitas. Para cada fase, o gado precisa de nutrientes para promover o desempenho esperado.
Acesse a página: receitas de ração para gado. Afinal, assim como essa dica, o conteúdo é inteiramente gratuito.
A Boi Saúde agradece sua presença aqui no nosso blog. Caso prefira dicas em formato de vídeos, acesse nosso canal: Boi Saúde no YouTube.
Lá, mais de 300 dicas sobre pecuária de corte e de leite estão disponíveis. Venha com a gente tornar o Brasil, o maior produtor de carne do mundo.
E se você gostou dessa dica, não esqueça de comentar logo aqui embaixo. Afinal, vamos gostar muito de saber a sua opinião.