O que fazer quando o bezerro não quer mamadeira

Não é comum, mas pode acontecer da matriz perder a vida logo após o parto. E a melhor forma de alimentar o bezerro órfão é com métodos artificiais. Mas o que fazer quando o bezerro não quer mamadeira?

Muitos produtores não se dão conta, mas os cuidados com as matrizes devem começar antes da monta. Reforçar a nutrição no cocho para que o organismo esteja bem protegido, a ponto de parir um bezerro forte e saudável, é questão muito importante na reprodução bovina.

Para evitar problemas durante o parto, a Boi Saúde produziu uma dica específica sobre o assunto. Você pode obter informações, clicando no link: Cuidados e precauções no parto de vacas.

Mas mesmo com todas essas precauções, se a vaca perder a vida, o bezerro precisa ser alimentado. A melhor forma é o uso da mamadeira, mas e quando ele a rejeita? A nutrição nos primeiros dias é essencial para um bom desenvolvimento dos órgãos e também promover a imunidade.

 

O que fazer quando o bezerro não quer mamadeira
O que fazer quando o bezerro não quer mamadeira? A resposta é simples e prática. – Foto: Public Domain/ Creative Commons

O que fazer quando o bezerro não quer mamadeira

 

Alguns motivos podem impedir o bezerro de aderir a mamadeira, entre eles:

  • ferimentos internos na boca que causam dor no momento da mamada;
  • fraqueza que o impedem de sugar o leite;
  • bico da mamadeira ser maior que a boca do animal;

Nos dois primeiros casos, é importante a consulta de um veterinário para indicação do melhor tratamento. E no caso do bico, aderir um de acordo com a boca do animal para que possa usufruir da melhor forma, o leite produzido artificialmente, nos primeiros dias de vida. Não se preocupe que neste texto mesmo, vamos te ensinar a receita de um colostro artificial.

Mas se o bezerro ainda rejeita a mamadeira, mesmo após a adequação dos motivos citados acima, temos uma dica. Por instinto e pelo cheiro, o animal recém-nascido não demora a recorrer a teta da mãe. Porém, na ausência da matriz, pode acontecer do plástico da mamadeira não ser muito atraente. Por isso, é importante provocar um estímulo para uso e adesão do acessório.

Você pode molhar o bico com o leite para que o animal sinto o cheiro e possa, até mesmo, lambê-lo, para sentir o sabor. Inserir com delicadeza, um pouco do leite também na boca do animal com a mamadeira, para que ele visualize que o leite sai dela, pode funcionar.

O importante é não deixar esse bezerro sem o leite. Sem alimentação adequada, o animal também pode perder a vida, assim como a mãe.

 

Colostro artificial para bezerro 

 

Para te ajudar, vamos te dar uma receita de um colostro bovino artificial que pode ser oferecido ao bezerro órfão. O colostro, o primeiro leite da mamada do bezerro, é essencial para a nutrição nos primeiros momentos de vida, pois tem anticorpos de defesa necessários para que o animal tenha um desenvolvimento sadio.

A receita é uma mistura de ovo, água, leite integral e óleo. O líquido deve ser oferecido ao  animal durante os três primeiros dias de vida, três vezes ao dia.

Receita do colostro para o bezerro

  • 1 ovo batido.
  • 300 ml de água.
  • 700 ml de leite integral.

São dicas simples e práticas que podem aumentar sua produtividade e evitar prejuízos no seu negócio. Perder um animal na propriedade é algo muito impactante, principalmente se a morte poderia ter sido evitada. Por isso, amigo produtor, fique sempre atento à saúde dos seus bovinos. Nunca descuide do seu gado.

 
Boi Saúde Logo Preto - O que fazer quando o bezerro não quer mamadeira

Ração para Bezerros:
Receba grátis uma receita de ração bezerros!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami