O que é FRAME bovino?

Nesta dica, vamos explicar mais uma metodologia que pode auxiliar com a sua produtividade. O FRAME bovino, quando aplicado na pecuária, é a descrição numérica do esqueleto do animal. Indiretamente, esse dado indica o crescimento e potencial de peso na maturidade. Mas o que significa peso maduro?

Peso maduro é aquele quando o bovino atinge o ponto máximo de proteína, mesmo com deposição de gordura.

O FRAME pode ser classificado como pequeno, médio e grande. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), utiliza esse formato para classificar os animais, a partir da avaliação da altura da garupa e idade. A partir disso, temos a definição do peso adequado para que o animal tenha uma cobertura de gordura desejável e aceita pelo mercado.

 

Características do FRAME bovino

 

Foco é atingir 12,7 milímetros de cobertura de gordura na décima segunda costela (nos Estados Unidos, é conhecida como Grau Choice).

É bem aplicada na fase de terminação de bovinos de corte, principalmente no sistema de confinamento.

Com os mílimetros alcançados, é possível, o acabamento poderá chegar a 530 quilos. E dependendo do manejo, alguns fazendas podem chegar a 600 quilos.

Ficou interessado em como atingir esse peso? É necessário focar em uma dieta baseada em alta energia e suplementos no cocho.

Outra dica é seguir o conceito FEEDER. Com ele, todos os aspectos que envolvem a criação de gado de corte em sistema de confinamento é muito bem planejada e consegue alcançar uma produtividade diferenciada.

 

frame 1024x704 - O que é FRAME bovino?
O frame mede o esqueleto e facilita o alcance da meta de produtividade. – Foto: Pixabay

O que pode auxiliar a alcançar esse peso? 

 

Não basta uma dieta de alta energia. Inclusive, quando o gado usufrui esse tipo de alimentação, é preciso tomar alguns cuidados. Ao mesmo tempo que essa dieta propõe uma engorda expressiva, pode ocasionar alguns problemas de saúde.

Sem contar que a ração em si, sozinha ali no cocho, não consegue potencializar não só o peso, mas a qualidade da carcaça e também o índice de gordura esperado. Alguns produtores que focam na produção da carne considerada premium (com a gordura entre os músculos), além de ter animais com genética selecionada, precisam também se adequar com a alimentação.

Um dos componentes auxiliares é a virginiamicina. O suplemento auxilia a engorda, porém, com a manipulação da fermentação ruminal, facilita não só a digestão, mas na absorção de nutrientes.

Esse aditivo é uma tecnologia com o uso aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e também tem como objetivo de produzir mais carcaça e a garantia de uma boa saúde ruminal.

Quer entender mais como funciona? Acesse a dica: Uso da Virginiamicina na fase de engorda de bovinos de corte

 
Referência:

Confinamento de Bovinos de Corte. Boletim Técnico Phibro Animal Health Corporation.

 
Sal Proteinado - O que é FRAME bovino?Sal Proteinado mobile - O que é FRAME bovino?
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*