Moringa é opção para o gado no período da seca

Cultive moringa como alimentação para gado no período de seca.

O grande desafio do produtor rural hoje em dia é a alimentação para gado, principalmente no período de seca. A maioria das propriedades brasileiras são em regime de pasto intensivo. No período da seca com a pastagem degradada, o produtor gasta muito com o animal tratado no cocho com sal mineral e proteinado.

O mercado oferece uma variedade grande de suplementos e alternativas para suprir as necessidades nutricionais que ficam em carência com a falta de  chuvas. É importante sempre analisar  o custo-benefício dessa alimentação suplementar.

 

moringa - Moringa é opção para o gado no período da seca
Moringa é uma ótima opção de alimentação para gado. – Foto: Reprodução Internet

Alternativa de alimentação para gado de baixo custo

 

Entre as alternativas está a planta moringa, originária do norte da Ásia, de alto teor nutritivo. Inclusive órgãos federais e estaduais têm comprovado por meio de pesquisas e estudos os nutrientes. É muito resistente às pragas e atinge o ponto de corte com seis meses de cultivo. O que significa uma boa lucratividade, principalmente nos gados de leite e de corte.

Para ser oferecida como alimentação para gado, a moringa deve ser triturada e armazenada em sacos.  Após desidratá-la, pode ser incluída no cocho em épocas de seca.

Além de um alto teor nutritivo, a economia será grande durante esse período, cujo cuidado com o plantel precisa ser redobrado.

 

Curiosidades sobre a moringa, a planta milagrosa

 

A folha da moringa tem mais cálcio que o próprio leite da vaca e mais ferro que a espinafre.  Pelos componentes concentrados em uma única planta, a moringa é conhecida como planta milagrosa e apontada como uma salvação para a fome de países com populações subnutridas.

Componentes da moringa:

  • Vitaminas (A e C)
  • Sais minerais;
  • Proteínas;
  • Ferro;
  • Potássio;
  • Aminoácidos;
  • Tem ação anti-fúngica; anti-viral e anti-inflamatória;

A moringa também é muito utilizada no consumo humano em forma de chá e em cápsulas.

 
Boi Saúde Logo Preto - Moringa é opção para o gado no período da seca

Volumoso de Cana-de-Açúcar:
Nutrição e economia na propriedade!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*