Cultive moringa para gado como alimentação no período de seca.
O grande desafio do produtor rural hoje em dia é a alimentação para gado, principalmente no período de seca. A maioria das propriedades brasileiras são em regime de pasto intensivo. No período da seca com a pastagem degradada, o produtor gasta muito com o animal tratado no cocho com sal mineral e proteinado.
O mercado oferece uma variedade grande de suplementos e alternativas para suprir as necessidades nutricionais que ficam em carência com a falta de chuvas. É importante sempre analisar o custo-benefício dessa alimentação suplementar.

Moringa para gado é opção de baixo custo
Entre as alternativas está a planta moringa, originária do norte da Ásia, de alto teor nutritivo. Inclusive órgãos federais e estaduais têm comprovado por meio de pesquisas e estudos os nutrientes. É muito resistente às pragas e atinge o ponto de corte com seis meses de cultivo. O que significa uma boa lucratividade, principalmente nos gados de leite e de corte.
Para ser oferecida como alimentação para gado, a moringa deve ser triturada e armazenada em sacos. Após desidratá-la, pode ser incluída no cocho em épocas de seca.
Além de um alto teor nutritivo, a economia será grande durante esse período, cujo cuidado com o plantel precisa ser redobrado.
Curiosidades sobre a moringa, a planta milagrosa
A folha da moringa tem mais cálcio que o próprio leite da vaca e mais ferro que a espinafre. Pelos componentes concentrados em uma única planta, a moringa é conhecida como planta milagrosa e apontada como uma salvação para a fome de países com populações subnutridas.
Componentes da moringa:
- Vitaminas (A e C)
- Sais minerais;
- Proteínas;
- Ferro;
- Potássio;
- Aminoácidos;
- Tem ação anti-fúngica; anti-viral e anti-inflamatória;
A moringa também é muito utilizada no consumo humano em forma de chá e em cápsulas.


Qual é a época correta para plantar a planta Moringa?
Olá Terezinha, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!
Qual a porcentagem que devo usar de moringa para alimentar 1 bovino de 300kg de peso vivo durante a seca, em regime de manutenção? No caso em questão, trata-se de vaca (curralero pé duro, nativa da região do Piauí) no terço final de gestação, com o objetivo de manter um bom score corporal, onde estará recebendo sal mineral p80 (sem ureia), pasto seco nativo a vontade e a moringa no cocho! O objetivo é saber o quanto devo fornecer dessa leguminosa, sem causar problemas ao animal. Aguardo resposta!
Olá Marcos, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!