Como fazer a lida de gado arisco

As disputas entre bovinos que são líderes do rebanho acontecem. E quando os conflitos viram rotina, é preciso tomar medidas para que mais que machucados, evitar consequências graves aos animais envolvidos e aos que estão ao redor. Se na sua propriedade, a lida de gado arisco é frequente, saiba com a Boi Saúde, como reverter essa situação.

Confira medidas que possam amenizar os conflitos e também reduzir o estresse dos animais, que é um dos fatores que contribuem com a agressividade.

 

Descorna 

 

A descorna de bovinos é um procedimento muito comum no Brasil. Evita alto índice de lesões em brigas no território, melhora o aproveitamento de espaço entre o cocho e também no transporte. E o principal, valoriza o animal em casos de venda.

Quando for realizada a descorna em bovinos, faça em todo o rebanho. Assim o produtor otimiza o  tempo no processo e também na recuperação. O período ideal é entre o segundo dia de vida e os dois meses.

Para saber como fazer o procedimento, acesse: Quando e como fazer a descorna em bezerros.

 

No momento de fechar o gado 

 

Feche o gado de forma que evite estresse. Divida os bovinos em lotes pequenos e deixe sempre o líder do bando por último.

Siga as dicas:

1- Toda vez que o gado for fechado, traga o animal para um curral menor.

2- Poucos animais, sem lotar o curral.

3- Deixe esses animais por um tempo nesse local e leve um a um ao tronco.

4- Observe que em todo rebanho existe uma hierarquia. E claro, um líder. Visualize esse líder que será manejado por último. Se ele passar primeiro pelo tronco, irá liberar o feromônio, hormônio de comunicação do gado que indica perigo. Assim, os demais irão se afastar do local e ficarão mais arredios e resistentes.

5- Passe os animais individualmente no tronco com agilidade. Não precisa ser corrido, mas a agilidade faz com que o animal não identifique o perigo. Perceba que o animal urina aos poucos, deixando um rastro de identificação de perigo para o próximo.

6- Assim que terminar o manejo, leve o gado para outro pasto. Boa pastagem e água precisam ser oferecidos para que toda vez que esse animal passar por algum estresse e perceber que será recompensado com um bom ambiente.

 

lida de gado 1 - Como fazer a lida de gado arisco
Como fazer a lida de gado arisco. – Foto: Reprodução Internet

Lotação 

 

A dica é não exceder o número de 100 animais por lote. Essa é a quantidade limite para o produtor ter um controle melhor. Todo o rebanho deve ter o comportamento observado diariamente, pois qualquer mudança pode indicar que algo não está indo bem como algum indicativo de doença. Quando alguma enfermidade é diagnosticada no início, as chances de cura são maiores, além de evitar o risco de contaminação do plantel.

Outra indicação é que esses animais sejam separados por lote de idade aproximada. O que facilita o manejo, principalmente a alimentação, e diminui a competitividade no cocho.

 

Estresse bovino 

 

Não estressar os animais faz parte de todo o processo de manejo. Os animais precisam ser bem acolhidos desde o nascimento, dessa forma não terão agressividade como característica de defesa. O bem-estar animal precisa estar em todas as ações. Assim, a lida de gado arisco será mais fácil para o peão e para o bovino, consequentemente.

Uma característica dos bovinos é que eles têm memória. Sempre que sofrem agressões com espetos, choques, pedaços de madeira, associam aquela atividade ao sofrimento e podem se tornar cada vez mais ariscos com o passar do tempo, se todos os envolvidos na operação os maltratarem cada vez mais.

Além disso, amigo produtor, o estresse libera hormônios que são prejudiciais à produtividade. Então, vamos mudar de atitude e nos adequar aos bons conceitos?

 
Boi Saúde Logo Preto - Como fazer a lida de gado arisco

Livro Digital no seu E-mail!
Conheça: Os 10 Princípios do Produtor de Sucesso.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

whatsapp