Homeopatia para gado funciona?

 

A homeopatia é uma ciência desenvolvida há mais de 200 anos. A prática não utiliza substâncias químicas ou tóxicas para tratamento e prevenção de diversas doenças. Por ser considerada natural, tem milhões de adeptos no mundo todo. Produtores do Brasil já utilizam medicamentos homeopáticos. Mas homeopatia para gado funciona?

Primeiro, vamos entender o que é a homeopatia. Desenvolvido na Alemanha, por Samuel Hahnemann, o método é baseado em medicamentos diluídos em água diversas vezes, até que a substância base desapareça. Para justificar a resposta ao uso daquele determinado medicamento diluído, é que nessa água, há uma memória do princípio ativo que será a base da terapia.

 

Em quais situações a homeopatia para gado é aplicada? 

 

Por não deixar resíduos na carne ou leite, é muito utilizada no controle parasitário, como o controle da mosca-de-chifre. Os carrapatos também podem ser combatidos por meio da homeopatia para gado. Assim como as bernes, moscas domésticas e vermes internos.

É importante sempre consultar seu veterinário de confiança para a prescrição da dosagem e medicamento de acordo com a necessidade do seu gado.

 

homepatiaparagado - Homeopatia para gado funciona?

 

Dosagem e aplicação 

 

O uso da homeopatia para gado é fácil. As doses são individuais e manipuladas para cada bovino de acordo com a doença. Com isso, há uma certa economia para o produtor, pois não há desperdício.

Dependendo do formato, o medicamento pode ser diluído na água que será oferecida ao animal, não proporcionando nenhum estresse e sem necessidade de fechá-lo.

 

Tratamentos nutracêuticos no cocho 

 

Outra sugestão de tratamento que não deixa rastros químicos nos produtos (carne e leite), são os suplementos nutracêuticos. Fazer o tratamento preventivo direto no cocho é uma alternativa fácil, rápida e com uma ótima base econômica.

Prevenindo doenças graves causadas por disfunções nutricionais e, ainda, pelos parasitas, seus animais engordam de acordo com o esperado, mesmo no período da seca.

 

Como citamos no texto o tratamento de parasitas, temos neste texto algumas sugestões fáceis de serem implantadas na propriedade: Tratamento de parasita a pasto.

Referência:

Arenales, Maria Do Carmo. HOMEOPATIA EM GADO DE CORTE. Embrapa, 2002.  

 

Volumoso de Cana-de-Açúcar:
Receba receita para maior nutrição e economia na propriedade.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami