Partindo do princípio de que todo ser vivo precisa de água, por que o gado ficaria de fora? Um elemento fundamental para a produtividade da pecuária, nesta dica vamos indicar sobre a importância do consumo de água por cabeça de gado.
Não importa a qualidade e quantidade de matéria seca e de nutrição que seu gado usufrui por dia, se a água está abaixo do consumo esperado, não só em relação aos litros, mas também no estado do líquido que é ingerido, a sua lucratividade não será a esperada. Bovino hidratado não perde o peso, manter a saúde em dia e evita diversas doenças.
Importância do consumo de água por cabeça de gado
Engorda e manutenção de peso
Para que a engorda seja efetiva, o ideal é que o bovino consuma 45 litros de água por dia. Isso mesmo, amigo produtor, 45 litros de água por cabeça. Se quiser outra forma de contabilizar esse número é o consumo de três litros de água a cada três quilos de matéria seca consumida em um único dia.
Nutrição e hidratação
O bovino não tem reserva de água no organismo. Toda vez que sente falta de água, o corpo dele tende a buscar em órgãos para suprir a demanda. Consequentemente, nos músculos, o que causa perda de peso imediata. Para saber se o consumo está de acordo com o esperado, instale registros que funcionam como medidores nas tubulações que chegam até os bebedouros dos animais. Acompanhe por 10 dias a quantidade de litros consumidos e a divida pelo número de cabeças.
Cuidados com o consumo de água por cabeça de gado
Cor, temperatura, sabor. Todos esses aspectos interferem diretamente na sua produtividade. Parece besteira, mas não é. A água precisa ter acesso livre e estar em boas condições de consumo, que deve ser a mesma para humanos.
Vamos te fazer uma pergunta, amigo produtor. Você beberia a água servida para seu gado? Se sua resposta não for SIM, logo de cara, seus animais podem estar correndo o risco de serem contaminados por diversas doenças e até de morte.
O consumo de água contaminada por fungos e bactérias é mais que comum que se pensa. O gado bebe água suja, quando está em ponto de inanição, ou seja. não encontra nenhuma outra para beber. Por isso, tenha sempre bebedouros em locais estratégicos no pasto. Vamos evitar o sofrimento animal, além da sede.
Para complementar essa dica, acesse outra exclusiva sobre o assunto: O que fazer quando o boi bebe água contaminada?.
Sou a Marina Almeida, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.
Olá Marina, muito obrigado pelo carinho! Mensagens como a sua nos motivam a trabalhar cada vez mais e melhor! Vamos juntos construir um agro cada vez mais forte!
Gente isso funciona mesmo 🙂
Olá Belit, obrigado pelo comentário, continue nos acompanhando!