Gado de leite tem potencial para crescimento no Brasil


O conteúdo dessa dica é sobre o gado de leite no Brasil.

A pecuária de corte deu um salto muito grande no Brasil, tanto que somos um dos maiores exportadores de carne do mundo. A pecuária leiteira não teve uma aceleração tão forte quanto a de corte. Porém é um segmento grandioso, com muitos produtores animados e grandes expectativas.

 

Investimento em tecnologia é fundamental para o gado de leite
Investimento em tecnologia é fundamental para o gado de leite

Neste cenário, existem produtores que precisam se adequar para que a propriedade tenha produção e desempenho positivos no gado de leite. Principalmente, aqueles que tratam a pecuária de leite como um segmento opcional dentro da propriedade. Mas é necessária uma mudança de pensamento quando o assunto é gado de leite.

A pecuária leiteira hoje é um segmento de grande lucratividade. Entre as nações modelos, a Nova Zelândia é a que mais exporta leite no mundo. Não é um país que tem uma pecuária tão grande como a nossa, mas tem uma exportação muito maior que a brasileira.

Dicas sobre gado de leite da Nova Zelândia

Para elevar o nível de qualidade do nosso leite, basta seguir essas dicas utilizadas no modelo de gado de leite neozelandês.

  • No curral, o local de ordenha dos animais não pode ter nenhum acúmulo de lixo  e caso tenha lama, o excesso precisa ser drenado. O lugar  tem que estar limpo constantemente para a ordenha.
  • Diminua o tempo de preparação antes da ordenha. Hoje o produtor demora muito para levar o animal do pasto até o curral. E também na preparação para a ordenha. Na Nova Zelândia, não se gasta mais de dois minutos nesse processo. Há uma padronização que permite esse tempo. Esse procedimento diminui o estresse que afeta a produtividade.

Se os produtores se atentarem aos pontos que levaram a Nova Zelândia a ser o maior país exportador de leite, terão bons resultados. São procedimentos que podem ser implementados em qualquer propriedade, seja de pequeno, médio ou grande porte.

Investimento na pecuária de leite

É fundamental investir hoje na propriedade para se ter progresso. Não se atente ao tamanho da sua propriedade e ao número de animais. O investimento em tecnologia deve ser feito independentemente dessas métricas.

Existem propriedades pequenas que tem próprio resfriador e ordenha mecânica. Quando há boa tecnologia, os laticínios em torno desse produtor até disputam o leite pela qualidade. A proposta comercial melhora, a qualidade também e tudo isso com rebanho reduzido.

O plantel precisa ser renovado a cada ano para garantir uma boa genética e o produtor sempre deve trabalhar com os melhores animais e padronizar a pecuária leiteira da sua propriedade.

Aproveite nossas dicas focadas na pecuária de leite:

Suplementação para gado leiteiro

Alimentação para gado leiteiro na seca

 

 

 

 

 

 

topo
Bitnami