fbpx

Como formar pastagem em morro?

Como formar pastagem em morro? Entenda como realizar a plantação das forrageiras em área de pastagem em área de morro na dica de hoje da Boi Saúde.

Acompanhe mais detalhes ao longo do vídeo e do conteúdo abaixo!

 

Em primeiro lugar é importante que você saiba que nas áreas de morro há grandes riscos de erosão devido às chuvas. Por isso, o produtor deve ficar atento no momento da escolha da planta forrageira para pastagem no morro. A espécie tem que ter crescimento rápido e boa cobertura vegetal do solo para evitar a erosão.

 

Pastagem em área de morro deve ter preparação especial
Pastagem em área de morro deve ter preparação especial. – Foto: Reprodução Internet

Como formar pastagem em morro

 

Anote as dicas a seguir:

  • Ao preparar o solo da propriedade, a aração, gradagem e plantio devem ser feitos, mas em faixa de nível. Ou seja, uma faixa preparada e outra faixa com a vegetação que já existe;
  • A largura dessas faixas depende muito do declive da área. Se for um morro muito acentuado, a faixa de preparo será menor e a faixa de vegetação que já existe, um pouco maior;
  • Com o tempo, a faixa preparada irá dominar toda a área, principalmente se for da espécie brachiaria, forrageira dominante;
  • Acima de tudo, nunca esqueça de fazer uma análise química do solo para checar a necessidade de adubação ou calagem.

Por falar em calagem, confira a dica que preparamos sobre o assunto: Calagem em pastagem: por que e como aplicar?

 

Melhores plantas para forragem

 

Entre as espécies de forragem para pastagem no morro, estão os capins estoloníferos, por realizarem a cobertura completa do local.

Conforme citada acima, as braquiárias como a decumbens, humidicola e brizantha têm bom desempenho.

Já as estoloníferas como grama-estrela, coast-cross, pangola, entre outras, precisam se adaptar ao solo para dar um bom rendimento.

Caso tenha mais dúvidas sobre o assunto, consulte nossas dicas: Como fazer o manejo de pastagem

Se adequar sempre ao seu território para manter uma boa qualidade de pasto e alimento nutritivo aos animais é um dos caminhos para obter a lucro. Além disso, estar atento às necessidades da propriedade e fazer investimentos que serão revertidos em lucro são passos que aumentam a produtividade, amigo produtor.

Talvez você também se interesse por esses conteúdos:

O que são plantas forrageiras e o impacto na pecuária

O gado pode comer pastagem nativa?

Esperamos que essa dica seja uma fonte de informação e conhecimento para seu negócio. E não termine esse conteúdo sem deixar seu comentário. Afinal, a sua opinião é muito importante para o nosso trabalho.

 

Continue aprendendo sobre agro!

 

Por fim, como você sabe, a Boi Saúde existe justamente para proporcionar conhecimento para os pecuaristas do nosso Brasil. Por isso, sugerimos que você continue seus estudos com a gente. Sabe como? Por meio do nosso canal de vídeos no YouTube!

Acesse agora e desfrute de todas as dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro. É só clicar para ser direcionado para o nosso canal: Boi Saúde no YouTube.

Nos vemos na próxima dica aqui no blog, combinado? Então, até logo!

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×