Fazer o controle de gado te mantém seguro em saber quantas cabeças você tem e por onde o rebanho anda.
Existem várias formas de fazer esse controle. Desde as mais antigas até as mais modernas.
No entanto, não importa a sua escolha, manter o controle é essencial para que a propriedade saiba exatamente onde o gado está.
Com a onda de furto e roubo de gado em todas as regiões do País, ter seus animais sob controle evita prejuízos.
Como fazer o controle de gado
Vistorie toda a área de pasto e da propriedade
Você pode fazer o controle de gado a olho mesmo. Monitorar o rebanho a cavalo junto com os peões. A propriedade tem um rebanho com milhares de cabeças? Então, organize e divida a tarefa. Cada equipe fica com determinado lote.
Em primeiro lugar, faça uma vistoria em toda a extensão do terreno. Não tem como manter tudo sob controle se a propriedade tem uma cerca quebrada. Ou se existe uma área que não está protegida.
Ao se deparar com alguma porteira ou cercado que precisa de manutenção, faça um planejamento para resolver o mais rápido possível.
Além da cerca, use outras estratégias para evitar o roubo e furto: Saiba como evitar roubo de gado.
Use e abuse da tecnologia
Em segundo lugar, você já pensou em usar drones para fazer o controle do gado?
Uma vistoria por meio dos óculos, que compõe os acessórios do drone, te traz mais tempo.
Dar uma olhada lá de cima, a metros e metros de altura, te ajuda, inclusive, saber onde os bovinos que estão mais afastados estão. Tudo isso da sede da propriedade.
Além disso, outra tecnologia que está cada vez mais comum é o brinco eletrônico. O rastreamento por meio do GPS, que consta no acessório, facilita o controle e também a rastrear o boi fugitivo ou até aquele que foi furtado.
Te contamos mais sobre o brinco aqui: Formas de marcar gado, qual é a melhor?
O controle de gado também outros fatores
Em terceiro lugar, faça o controle de peso do seu gado. A pesagem em dia te orienta a saber se o manejo está no caminho certo. Sendo assim, faça a pesagem nos dias e horários mais indicados e que te darão um resultado mais preciso.
Acima de tudo, faça controle do que o gado come e a quantidade. O que você oferece no cocho dá o resultado esperado? Se a sua resposta for negativa, repense a estratégia.
Se o gado está rejeitando sal, misture fubá até a adaptação do sabor. Melaço de cana, por exemplo, também é uma alternativa.
Caso o problema seja na ração, troque a mistura que está sendo servida. Aqui mesmo te indicamos várias receitas de acordo com a fase do seu gado:
- Receita de ração para bezerros;
- Receita de ração para recria;
- Terminação: Receita de ração para engorda de gado de corte.
Por fim, essa dica te ajudou, amigo e amiga pecuarista? Deixe seu comentário. Agradecemos a companhia e leitura.
Mais dicas sobre como melhorar a sua pecuária estão disponíveis no nosso canal. Vídeos atualizados e de fácil compreensão te esperam com acesso gratuito. Clique: Boi Saúde no YouTube.
gostei muito do seu site e do conteúdo. vou acompanhar toda semana as atualizações
Olá Felipe, obrigado pelo carinho! Mensagens como a sua nos motivam a trabalhar cada vez mais e melhor! Vamos juntos construir um agro cada vez mais forte!