Os grãos estão presentes na nossa pecuária pode ser alternativa de alimento do gado na seca e também muito utilizado no confinamento. O oferecimento deve ser feito de forma cuidadosa. E a armazenagem de grãos previne doenças e garante uma alimentação segura.
Ter os grãos bem armazenados garante a preservação dos nutrientes e também garante que a fermentação não seja perdida.
Uma das formas utilizadas é o armazenamento em sacos. Para os produtores que não tem muitas cabeças de gado e lotes muito grandes é a mais adequada. Não precisa de instalações e estruturas, apenas cuidados no depósito ou local de estoque.
O milho é o grão mais utilizado na pecuária. E existem cuidados específicos para obter o melhor resultado. Clique e confira: Milho para gado de corte: quais cuidados ao oferecê-lo.
Armazenagem de grãos
Um fator indispensável é a higiene. E não só no momento do armazenamento, mas também, em todo o processo de silagem. Nisso, todo o procedimento de secagem faz parte. Se no saco, água estiver acumulada com os grãos, fará o conteúdo apodrecer.
Nunca deixe-os direto no chão. Sempre utilize estrados para isolamento da umidade.
O local deve ser constantemente vistoriado para averiguar presença de ratos, pássaros e demais animais que podem rasgar os sacos e contaminar os grãos com doenças. Raios de luz solar e também artificial devem ser evitados diretamente nos sacos.
Uma outra dica é nunca misturar grãos diferentes no mesmo saco. Não tem problema oferecer diversos grãos aos bovinos. Mas para um armazenamento correto de grãos, cada uma com sua espécie, ok?
A nutrição oferecida para o gado também precisa de cuidados para armazenamento, sabia? Para preservar esse suplementos e não ter prejuízos, confira a dica: Sal mineral, proteinado e ração: saiba como armazená-los.