Como diminuir a acidez do leite?

Segundo a Legislação Brasileira, um leite é considerado normal quando a acidez está entre 15 e 18ºD. Os produtores de gado de leite precisam seguir algumas regras para que o produto final não saia do padrão e seja descartado. Para isso, é necessário sempre mensurar e adequar a acidez do leite.

 

 

Como é medida a acidez?

 

A medida que quantifica em graus é a Dornic (ºD). Um dos indicadores do alto nível da acidez é o PH do leite, que pode ser medido por aparelhos próprios. A alta acidez se deve ao acúmulo de bactérias e células somáticas. Em alguns casos, há também incidência de componentes como água, agrotóxicos, inseticidas e outros.

 

Influenciadores da acidez no leite

 

  • PH;
  • Mastite;
  • Épocas de picos de amamentação;
  • Pasto seco;
  • Má alimentação;
  • Falta de higiene na ordenha e utensílios utilizados.

 

Como diminuir a acidez do leite?
Como diminuir a acidez do leite? – Foto: Reprodução Internet

Acidez em alta

 

Quando a acidez está em alta devido ao grande acúmulo de bactérias, o produtor precisa ficar atento à higiene do local e dos utensílios. Esses problemas ocasionam a mastite, por exemplo. Além disso Não é só a saúde do gado que precisa estar em dia. Os trabalhadores que atuam com a pecuária leiteira precisam se prevenir e atuar de acordo com boas práticas.

Para evitar o alto nível de acidez, faça sempre uma análise da qualidade do leite. Ainda, é possível tratar o problema no cocho.

Na seca, a incidência pode ser maior, devido a alimentação com pasto deficiente em nutrientes, por isso, suprir as necessidades nutricionais no cocho é fundamental. E não pense que a suplementação deve ser servida apenas no período da seca. A contrário do que muito pensam, servir os suplementos no cocho o ano todo, faz com que o animal chegue sadio e evite uma maior perda de peso.

Para saber mais sobre a mastite e o tratamento, acesse a dica: mastite bovina: evite a queda de leite na produção de leite.

Acesse também o canal da Boi Saúde no Youtube

 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Black Week