O pasto é a principal fonte nutricional do gado. Por isso, oferecê-lo como silagem no período da seca garante uma frequência de engorda e garante uma alimentação de qualidade. Porém, existem algumas técnicas que ajudam a manter o material adequado para os bovinos, com o efeito esperado. Aqui, vamos abordar como conservar silagem de palma forrageira.
É a alimentação baseada em forrageiras verdes e conservadas, em boas condições nutricionais para alimentar o gado.
Além das forragens, cana de açúcar também pode ser oferecida nesse formato. E grão também. A conservação mais comum acontece a partir de uma fermentação realizada no armazenamento. Pode ser oferecida no período da seca e produzida durante as águas.
Contudo, a palma forrageira é muito utilizada em regiões semiáridas e áridas. Então é resistente à seca e tem boa palatabilidade.
Como conservar silagem de palma forrageira
A conservação da silagem é muito importante para manter os nutrientes das forrageiras consumidas pelo gado. Além disso, evita a degradação do material.
Em primeiro lugar, você sabe o tamanho ideal da silagem de forrageira? A sua máquina precisa de regulação para produzir partículas entre 0,5 e 2,5 cm.
Em segundo lugar, na vedação, alguns aspectos importantes precisam ser tomados, como:
- Não deixar entrar água e ar no silo;
- Evitar a entrada de animais no silo e o trânsito deles ao redor;
- Faça furos na lona que deve ser branca. As escuras, como a preta, que inclusive são muito usadas, facilitam o aquecimento, que deve ser evitado;
- O silo deve ser aberto apenas após 30 dias de fechamento;
- Além disso, retire a silagem apenas no momento de servi-la no cocho.
Por que manter a fermentação da silagem é importante?
A fermentação da silagem acontece a partir da ação de microrganismos presentes nos açúcares naturais das plantas. Portanto, fique atento a quantidade da matéria seca. Afinal, ela é fundamental para manter essa fermentação adequada. O teor da matéria seca na silagem deve ser entre 26% e 38%.
A silagem de palma forrageira está boa para o gado?
Algumas propriedades armazenam a silagem entre uma estação e outra. Mas antes de servir ao gado, preste atenção nas seguintes características:
- Mofo. Caso o material apresente mofo, não o sirva aos animais;
- A cor deve ser clara;
- O cheiro deve ser agradável;
- Por fim, o pH deve ser inferior a 4,2.
Mais que silagem, mantenha a nutrição no cocho
A silagem ajuda e muito, amigo produtor. Mas para manter sempre sua produtividade em alta, seus bovinos precisam de algo além. E a nutrição no cocho é o mais indicado. Os sais e a virginiamicina ajudam a promover a engorda e a garantir uma boa saúde dos animais.
Ou seja, o uso dos suplementos não deve ser apenas na seca, mas durante todo o ano. No período das águas, o produtor precisa fazer uma preparação alimentar e produtiva. Dessa forma, na seca, o bovino evita a perda de peso e produtividade. Acima de tudo, ao chegar nessa época saudável e com alto potencial de engorda em crescimento, será mais fácil mantê-lo.
Caso tenha dúvidas sobre como utilizar o sal proteinado, acesse a dica: Sal proteinado: entenda como o uso potencializa os bovinos.
Por fim, não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Então confira a dica a seguir: A silagem substitui o pasto?
Mais dicas sobre como melhorar a sua pecuária estão disponíveis no nosso canal. Vídeos atualizados e de fácil compreensão te esperam com acesso gratuito. Então, acesse agora: Boi Saúde no YouTube.
Referência:
SILVA, José Marques da. SILAGEM DE FORRAGEIRAS TROPICAIS.
Embrapa Gado de Corte. Campo Grande, MS, ago. 2001 nº 51. ISSN 1516-5558.