Como aumentar o consumo de sal mineral por bovinos

Gostou? Compartilhe!

Você sabia que existe uma quantidade ideal de consumo de sal mineral por bovinos por cabeça de gado ao dia? Pois é!

Analisar o consumo no cocho é tarefa que deve ser feita diariamente, pois se estiver abaixo do indicado, pode ser um aviso de que algo não vai bem com a saúde dos animais. Além do desperdício de investimento, já que a compra do sal mineral é um gasto considerável nas despesas da propriedade.

Portanto, na dica de hoje, a Boi Saúde vai te explicar como aumentar o consumo de sal mineral por bovinos.

Caso tenha alguma dúvida, você já sabe: escreva para gente também, combinado? Será um prazer te responder!

Então, vamos lá!

 

Como aumentar ou diminuir o consumo de sal mineral por bovinos
Como aumentar ou diminuir o consumo de sal mineral por bovinos – Foto: Rural Pecuária.

Em primeiro lugar, ao introduzir o sal mineral no cocho, o produtor precisa fazer com o que o gado o consuma de forma adequada. E fazer com que seja agradável ao paladar dos animais.

Em segundo lugar, entre os elementos que proporcionam um sabor agradável ao sal é o cloreto de sódio. No momento da aquisição ou produção caseira, a porcentagem na composição precisa ter atenção. Pois ele é o responsável pela ingestão de consumo ideal.

Geralmente a dosagem recomendada pelas marcas mais encontradas no mercado é um consumo de 50 a 100 gramas animal/dia.

 

Consumo de sal mineral: aumentar ou diminuí-lo?

 

Como já vimos no texto um pouco mais acima, a quantidade de cloreto de sódio é o principal fator de aceitação ou rejeição pelos bovinos. Ou seja, se o sal está ficando em grande quantidade no cocho, o consumo está baixo e a quantidade do cloreto de sódio é alta. E se ao fim do dia, o cocho está sem resíduo, é porque está sendo consumido em excesso. E a quantidade do cloreto de sódio está abaixo do indicado.

Mas na pecuária, esse consumo precisa ser balanceado. Para isso, o produtor pode fazer uma mistura com o sal mineral, agregando melaço de cana, farelos, milho, levedura. Ou até mesmo, alguns produtos que auxiliam e mascaram o sabor intenso do sal. O que ajuda a rejeição e também faz com que o gado não o consuma em excesso.

Quer saber mais sobre como evitar a rejeição? Acesse a dica e fique por dentro: sal mineral e ração: como evitar a rejeição.

Como você oferece sal mineral aos seus bovinos aí na sua propriedade, amigo produtor? Escreva aqui nos comentários! Vamos compartilhar conhecimento e fortalecer nosso agro!

 

Conteúdo em vídeo

 

Não pare seus conhecimentos por aqui, amigo produtor!

Você sabia que a Boi Saúde tem um canal no YouTube com mais informações e diversos materiais em formato de vídeos? Pois é!

Todo o conteúdo disponibilizado por lá é totalmente gratuito e atualizado a cada nova semana!

Você terá dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro. Então, acesse agora e aproveite todo o conteúdo já disponibilizado: Boi Saúde no YouTube.

A Boi Saúde deseja muita prosperidade nos seus negócios. Nos vemos na próxima dica. Até lá!

 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*