Saiba a importância de aplicar o soro em cavalos que atuam na pecuária. Essa dica é direcionada aos produtores que usam cavalo na lida. Muitos, infelizmente, até esquecem de dar um trato melhor a esses animais. Não são apenas os cavalos de competição que precisam de cuidados especiais. Mas todos os que atuam com grande esforço. Assim, é possível preservar a saúde do animal e promover o bem-estar. Quer saber como aplicar soro em equinos? Continue com a gente!
Porque utilizar o soro em cavalos
Ao fim de um dia de lida, principalmente na pecuária, os equinos precisam se recuperar do trabalho. Esses animais geralmente atuam na vacinação e ajudam a conter os bovinos para embarque. São tarefas que exigem um esforço físico grande. Para repor a energia e nutrientes perdidos durante a lida, o soro fisiológico tem um papel importante. A quantidade é de 250 ml por aplicação.
Nos dias comuns de lida, a quantidade indicada é de apenas uma bolsa de 250 ml. Porém, em dias mais exaustivos, pode-se aplicar até três, dependendo do esforço feito pelo animal. E da necessidade de recuperação.
Além disso, o soro tem um custo baixo. O produtor pode adquiri-lo em casas que comercializam materiais cirúrgicos. É um baixo investimento que previne doenças e recupera muito bem os cavalos.
Como aplicar soro em equinos
A aplicação deve ser feita ao fim de um dia de trabalho na lida. É necessário um cateter de silicone para evitar machucados. Caso o animal esteja em tratamento de alguma doença, o medicamento injetável poderá ser aplicado na bolsa do soro.
Se houver necessidade de aplicar o soro ainda durante o dia, deixe o animal na sombra e não exposto ao sol. Se as árvores da propriedade tiverem galhos, é possível usá-los para pendurar o soro.
Não se esqueça de realizar o procedimento sempre com a consulta do seu veterinário de confiança.
Já que o assunto é cavalo, siga a dica para combater um problema muito comum nas propriedades, cólicas em equinos: Cólicas em equinos são resolvidas com medidas simples.