Só o produtor sabe as despesas de manter uma propriedade com produção de bovinos. E quando há possibilidade de promover economia, por que não aderir? Uma das alternativas está o cocho bombona, feito com plástico. Mas quais suplementos que podemos servir nesse tipo de suporte para alimentação dos bovinos? A resposta está nas próximas linhas.
O valor da bombona plástica varia de acordo com a região. Mas a unidade de 200 litros não sai por mais de R$ 150.
O que é o cocho de bombona?
O cocho bombona é um recipiente feito de plástico das próprias bombonas. Pode ser utilizado nos sistemas de pasto, semi-confinamento e até mesmo no creep-feeding. É uma forma prática de oferecer alimentação aos animais. Mais que promover economia, a praticidade de construção, abastecimento e também limpeza ganham pontos.
Os outros formatos de cocho também são muito funcionais: o de concreto, madeira, plástico móvel, entre outros. Ou seja, não importa o formato. Tem gado na propriedade, precisa ter um cocho que os bovinos alcancem e seja limpo sempre (e ao redor também).
O que pode ser servido no cocho de bombona?
Desde suplementos até forragens. Além disso, silagens e grãos também são bem-vindos. O que não pode é ficar vazio e deixar o gado sem nutrição, não importa a época.
A nutrição, principalmente, pode ser servida no cocho bombona sem nenhum problema. Inclusive, o sal mineral e o sal proteinado que devem estar diariamente na alimentação gado. Contudo, a virginiamicina que potencializa a engorda é outro nutriente que pode ser oferecido nesse tipo de cocho.
Posso construir o cocho de bombona na minha propriedade?
Claro que sim, amigo produtor. O tamanho do seu cocho bombona vai variar de acordo com o número de cabeças de gado que existe na propriedade. O correto é ter 7 centímetros lineares por animal. Por exemplo, se na propriedade, há 100 animais, deve ter sete metros de comprimento.
Com a ideia de tamanho, é só partir para a produção. As bombonas são cortadas ao meio e cada parte é utilizada, o que ocasiona mais economia de investimento e também de materiais.
Você vai precisar de arame para unir as bombonas umas às outras. Além disso, não esqueça de furar as extremidades para passar o arame que irá ligá-las.
A cada três bombonas, insira uma lasca de madeira de 7 centímetros para melhor fixação. Será necessário também um esticador para que os animais não pulem sobre o cocho ou entrem nele. Além de evitar quedas e machucados, sujeira e lama ficam longe da alimentação oferecida.
Lista de materiais
Quando o assunto são os materiais, é importante lembrar que a quantidade de cada item depende do tamanho do cocho que irá construir. No entanto, são eles:
- Bombonas
- Fio de arame
- Lascas de 0,7 cm de madeira
- Esticadores
Acima de tudo, lembre-se de manter a limpeza e manutenção do cocho em dia, amigo produtor! Para saber como, acesse a dica: Manutenção do cocho evita desperdícios.
Por último, mas não menos importante, quando for oferecer sal proteinado, é importante que fique atento às orientações: Cocho para sal proteinado: tamanho ideal.
Por fim, para complementar seus conhecimentos sobre esse e outros assuntos, te convidamos para conhecer o canal da Boi Saúde no YouTube: clique aqui.
Só fique em duvida com a madeira de 7 cm é a largura dela?, e qual o comprimento e a distância do chão, mais devo fazer uma cerca antes do cocho? para o gado nao pular? obrigado.
Olá Paulo, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!