Cálculo para número ideal de animais em uma pastagem

 

 

Inserir o número ideal de animais em uma pastagem é a melhor forma de garantir a produtividade dos negócios. Por isso, oferecer uma quantidade de nutrição suficiente para todos os bovinos, sem que haja competição, é um dos pilares da pecuária. Entretanto, saber fazer o cálculo sobre animais por hectares de pastagem é a solução.

Lembrando que 30% dessa pastagem é produzida no período de seca. Portanto, 70% é no período das águas, época que tem maior lotação do pasto. Ou seja, se adequar durante as águas para ter pastagem o ano todo é fundamental para garantir a nutrição dos bovinos. Acesse a dica complementar: Irrigação de pastagem é método simples para o pasto seco.

 

Saiba fazer o cálculo para obter o número ideal de animais em uma pastagem
Saiba fazer o cálculo para obter o número ideal de animais em uma pastagem

Número ideal de animais em uma pastagem

 

A média de produção de pastagens brasileiras é em torno de 15 toneladas por hectare. A média de consumo por animal é de 4% do peso vivo ao dia. Um exemplo: um animal de 400 quilos terá um consumo de 16 quilos de pasto todos os dias. Agora, vamos multiplicar esse número pelos dias do ano, 365, o que resulta em 5.8 toneladas de pastagem por ano. Então, o produtor deve pegar as 15 toneladas que o pasto produz por hectare e dividi-las pelas 5.8 toneladas que o animal irá consumir. O resultado é a proporção de 2.5 animais.

 

Planilha de Quantidade de Animais:
Receba em seu e-mail para calcular quantidade de animais p/ hectare.


4 pensou em “Cálculo para número ideal de animais em uma pastagem”

  1. RODRIGO LIMIRIO ALVES SILVA disse:

    Olá José Carlos,
    Este dado de 15.000 kg por ano, vale para qualquer gênero de capim ?
    Forte abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami