Criação de boi: cálculo para número ideal na pastagem

Gostou? Compartilhe!

Inserir o número ideal de animais em uma pastagem é a melhor forma de garantir a produtividade dos negócios e na criação de boi. Ou seja, oferecer uma quantidade de nutrição suficiente para todos os bovinos, sem que haja competição ou consumo errático no cocho.

Além de prejuízos ao não consumir o que é oferecido, o animal não tem a engorda esperada. Portanto, existe um número máximo de animais para um único pasto. Sendo assim, nesta dica, você vai aprender um pouco mais sobre qual é o número ideal de animais por hectare.

No final, não deixe de comentar o que achou das dicas. Caso tenha alguma dúvida, escreva pra gente também, combinado?

 

 

Em primeiro lugar, os bovinos são animais que vivem em grupos com hierarquia. Os dominantes têm preferência no consumo da água e do sal e na ocupação das sombras da propriedade.

Em lotes muito grandes, é comum a apresentação de agressividade, o que resulta em lesões. Uma outra característica de lotes com um número excessivo de animais é que eles não conseguem lembrar ou reconhecer uns aos outros o tempo todo. E nesse caso, o índice de conflito é maior. Entretanto, saber fazer o cálculo sobre animais por hectares de pastagem é a solução.

Lembrando que 30% dessa pastagem é produzida no período de seca. Portanto, 70% é no período das águas, época que tem maior lotação do pasto. Ou seja, se adequar durante as águas para ter pastagem o ano todo é fundamental para garantir a nutrição dos bovinos. Para saber mais, acesse a dica complementar: Irrigação de pastagem é método simples para o pasto seco.

 

sriação de boi
Saiba fazer o cálculo para obter o número ideal de animais em uma pastagem. – Foto: Reprodução Internet

Número de animais na pastagem para a criação de boi

 

A média de produção de pastagens brasileiras é em torno de 15 toneladas por hectare. A média de consumo por animal é de 4% do peso vivo ao dia.

Por exemplo: um animal de 400 quilos terá um consumo de 16 quilos de pasto todos os dias. Agora, vamos multiplicar esse número pelos dias do ano, 365, o que resulta em 5.8 toneladas de pastagem por ano. Então, o produtor deve pegar as 15 toneladas que o pasto produz por hectare e dividi-las pelas 5.8 toneladas que o animal irá consumir. O resultado é a proporção de 2.5 animais.

Por fim, amigo produtor, essa dica trouxe mais conhecimento para a sua pecuária? Então compartilhe com a gente seu aprendizado! Sabe como? Deixando sua opinião aqui nos comentários!

Talvez você também se interesse por esse conteúdo:

Quantidade de adubo por hectare de pastagem

Adubo super simples para pastagem existe?

 

Boi Saúde no YouTube

 

Você sabia que a Boi Saúde tem um canal no YouTube com mais informações e diversos materiais em formato de vídeos? Pois é!

Todo o conteúdo disponibilizado por lá é totalmente gratuito e atualizado a cada nova semana!

Você terá dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro. Então, acesse agora e aproveite: Boi Saúde no YouTube.

Até a próxima!

 
banner banner
 

12 pensou em “Criação de boi: cálculo para número ideal na pastagem”

  1. Sérgio Carlos dos Santos disse:

    Ótimas dicas parabéns.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Sérgio, seu comentário é muito importante para nossa equipe! Nosso objetivo é facilitar o acesso à informação, para que nossa pecuária seja cada vez mais forte! Muito obrigado por estar com a Boi Saúde!!

  2. Tenho 1 arqueiro corresponde 24.000,00
    Quantos cabeça cabe?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Cledson, para receber a planilha para “Cálculo de animais por Hectare”, contate-nos pelo WhatsApp, através do link a seguir: https://bit.ly/2z0RSdC

  3. José Cláudio Corretor de Imóveis disse:

    Parabéns que continue assim

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá José, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!!

  4. Em 35 hectares de terra plana, é viável a pecuária?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Arnaldo, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  5. RODRIGO LIMIRIO ALVES SILVA disse:

    Olá José Carlos,
    Este dado de 15.000 kg por ano, vale para qualquer gênero de capim ?
    Forte abraço.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Rodrigo, esse cálculo é feito para todas as pastagens. Abraço Amigo, continue nos acompanhando.

  6. LUIZ OTAVIO GONCALVES DE PAULA disse:

    correto mas qual é a altura que o capim deve estar para que esta conta esteja correta, essa media de 15 toneladas por HA vala para qualquer especie de capim

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Luiz Otavio, verifique a coloração na ponta da pastagem, quando começar a amarelar significa que está bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*