Bacteriopausa melhora o ganho de peso de bovinos?

A bacteriopausa acontece quando há uma remoção no oferecimento de aditivos para o gado, entre eles, a virginiamicina. Será que melhora o ganho de peso de bovinos?

Considerada um fenomeno, a bacteriopausa acontece quando o crescimento das bactérias em contato com as moléculas do fator M (um dos componentes da virginamicina), continuam a atuar mesmo após a interrupção do consumo desse suplemento.

As moléculas sozinhas não reduzem a viabilidade das bactérias. Porém, o crescimento das bactérias que entraram em contato com moléculas do fator M, mesmo quando as concentrações são baixas e por curto período de tempo, é muito menor quando as mesmas são colocadas em meios sem antibióticos. Denomina-se esse fenômeno de bacteriopausa.

O fator M é um componente da virginiamicina, que combinado aos demais, proporciona uma melhor na atividade microbiana do gado.

 

bacteriopausa 1 1 1024x682 - Bacteriopausa melhora o ganho de peso de bovinos?
Bacteriopausa melhora o ganho de peso de bovinos? – Foto: Pixabay

Causas da ausência temporária que causam a bacteriopausa

 

Essa ausência temporária da virginiamicina no cocho pode acontecer por diversos fatores:

  • falha no manejo;
  • Chuvas intensas e por dias seguidos, que impossibilitam o abastecimento do cocho;
  • falta de planejamento do produtor na compra do suplemento.

A bacteriopausa demonstra os benefícios do uso da virginiamicina, que mesmo ausente no cocho, continua a fazer esse efeito. Por isso, amigo produtor, não deixe de manter seu gado bem suplementado. Essa é apenas uma das vantagens dessa nutrição que está disponível no mercado agropecuário brasileiro. Sabemos que imprevistos acontecem e que alguns fenômenos como as chuvas, estão fora do alcance do produtor. Mas se planejar para que não falte nutrição adequada é fator que impacta direto a produtividade.

Caso ainda não conheça a virginiamicina ou ainda está em dúvidas sobre o fornecimento para seu gado, te orientamos com mais informações no texto: Virginiamicina a pasto: como servir. 

 

Referência:

Silva, Bárbara Rodrigues Alves Desempenho e incidência de diarréia em bezerros Jersey lactantes suplementados com virginiamicina. Nova Odessa, SP: [s.n.], 2017.

 

Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica Gado de corte: suplementos e melhor época para oferecê-los

 
Virginiamicina - Bacteriopausa melhora o ganho de peso de bovinos?mobile Virginiamicina - Bacteriopausa melhora o ganho de peso de bovinos?
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*