A ivermectina é um tipo de vermífugo muito utilizado no gado. O uso é indicado para parasitas internos e externos. Além disso, tem o uso potencializado em animais jovens e em fase de desmama. Entre as dúvidas recebidas pela Boi Saúde, recebemos a seguinte pergunta: Ivermectina aborta vacas prenhas?
Por isso, este foi o tema escolhido para o nosso post de hoje.
Acompanhe o vídeo abaixo e também o conteúdo nas próximas linhas. Afinal, o nosso objetivo como você que acompanha nosso conteúdo já sabe é bem simples: proporcionar mais resultados aí dentro da sua propriedade.
Depois, compartilhe com a gente o que achou das dicas nos comentários, no final do texto. Combinado?
Então, vamos começar?
Antes da resposta, vamos te explicar o que é esse produto.
Em primeiro lugar, a Ivermectina é uma molécula utilizada há anos no Brasil. Por isso, é possível que os bovinos tenham adquirido uma resistência aos seus efeitos. Ao aplicá-la, é importante acompanhar se os resultados estão realmente eficazes.
Existem quase 100 diferenciações no mercado brasileiro. Por isso, a importância de sempre utilizar produtos de marcas confiáveis.
Em segundo lugar, a aplicação é utilizada para combater carrapatos, bernes, vermes, sarnas, piolhos e as temidas bicheiras.
Acima de tudo, o ideal mesmo é fazer a prevenção e evitar ao máximo que os bovinos sejam infectados por esses parasitas. Saiba como se proteger: Parasitas em bovinos: como controlar piolhos.
Talvez você também se interesse por esse conteúdo: Controle parasitário em bovinos previne doenças graves
Ivermectina aborta vacas prenhas?
Não, amigo produtor! No entanto, apenas é preciso atenção no momento da escolha. Conforme citamos acima, existem mais de 100 tipos de ivermectina no mercado. Sendo assim, para as vacas prenhas, a ideal é a de longa duração e que tenha como base o sulfóxido de albendazole injetável.
Além disso, o período certo de aplicação é 30 dias antes do parto.
Outros cuidados com o uso
- As matrizes produtoras de leite não devem receber a ivermectina por risco de contaminação do produto final;
- Outro cuidado é relacionado ao abate: só deve ser aplicado 35 dias antes;
- Sempre lave as mãos antes e após a aplicação.
Por fim, já que falamos em parte do texto, acesse nossa dica com informações indicadas nesse momento tão importante não só para a matriz, mas para toda a propriedade: Cuidados e precauções no parto de vacas.
Então, essa dica trouxe mais conhecimento para a sua pecuária? Então compartilhe com a gente seu aprendizado! Sabe como? Deixando sua opinião aqui nos comentários!
Contudo, não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica A silagem substitui o pasto?
Conteúdo em vídeo…
Amigo produtor, você sabia que a Boi Saúde tem um canal no YouTube com mais informações e diversos materiais em formato de vídeos? Pois é!
Todo o conteúdo disponibilizado por lá é totalmente gratuito e atualizado a cada nova semana!
Lá você encontrará dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro. Sendo assim, que tal acessar agora? Boi Saúde no YouTube.
A Boi Saúde deseja muita prosperidade nos seus negócios. Até a próxima!
O que é ivermectina?
É uma molécula utilizada há anos no Brasil e um tipo de vermífugo muito utilizado no gado.
Pra que serve a ivermectina?
O uso é indicado para combater parasitas internos e externos. Além disso, tem o uso potencializado em animais jovens e em fase de desmama.
Que tipo de parasita a ivermectina combate?
É utilizada para combater carrapatos, bernes, vermes, sarnas, piolhos e as temidas bicheiras.
Ivermectina aborta vacas prenhas?
Não. No entanto, é necessário tomar cuidado na hora da escolha. Afinal, existem mais de 100 tipos de ivermectina no mercado. Para as vacas prenhas, a ideal é a de longa duração e que tenha como base o sulfóxido de albendazole injetável.
Olá boa tarde José Carlos, gostaria de saber si posso aplicar ivermim em éguas paridas e amamentando ,grata e desde já abrigada.
Olá Maira, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!
Boa noite, meu tio é um pequeno promotor do sertão pernambucano e aplicou a medicação Ticson Classic em suas vacas de leite. Qual O período que deve ser respeitado para que ele retorne a retirar o leite? Existe risco aos bezerros que tbm foram vermifugados?
Olá João, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!
Bom dia!
Posso aplicar algum carrapaticida/vermicida injetável em égua e potro da mesma forma que é feito em bovinos? Qual o mais seguro? Qual a dosagem?
Olá Juliano, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!
gostaria de saber o que pode fazer vaca perder bezerro.
Olá Valdir, no link a seguir temos dicas e informações sobre o aborto em vacas. Acesse: https://dicas.boisaude.com.br/como-evitar-aborto-em-vacas-de-corte/
José Carlos suas dicas são muito boas e esclarecidas,parabéns!
Olá Rodrigo, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!
Ótimas dicas!!!
Olá Aldmar, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!
Boa noite José Carlos, posso usar na dieta torta de algodão , qual a proporção na formulação da dietas para vacas em lactação?
Olá Marcos, acesse o link a seguir, para ter uma excelente receita de ração para gado de leite: https://boisaude.com.br/racao-gado-leite.html?utm_source=blog&utm_medium=banner&utm_campaign=RacaoGadoLeite
É muito bom ter boisaude para que responda nossas dúvidas
Olá Edson, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!
Muito interessante suas dicas, está fazendo a diferença.
Olá Antônio, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!
Ótima informação.
Olá Paulo, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!
Tenho visto constantemente suas publicações , são sempre muito didáticas
Sempre é prática e de fácil compreensão.
Olá Luis, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!
Gostei muito das dicas
Olá Fernando, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!